DestinosInternacional

Alguns lugares para ver antes que acabem!

18 de setembro de 2014 0 comentário

Mar-Morto

Fiquei profundamente surpreso e triste ao receber essa semana a notícia de que um dos lugares mais interessantes que já conheci estava morrendo. Sim, literalmente morrendo! Estou falando do Mar Morto, o mar de alta concentração de sal em Israel/ Palestina onde turistas boiam como se estivessem flutuando (sempre com cuidado pra não deixar a água salgada cair nos olhos! Auuu!). A ação do homem, sempre ele, e alguns fenômenos geológicos estão fazendo com que o deserto diminua cerca de 4 metros por ano. Daqui a algum tempo, já era. Fiquei triste ao imaginar que talvez meus netos não possam conhecer e viver essa experiência única que tive no Oriente Médio. E aí fui pesquisar que outros locais e fenômenos se extinguirão e daqui a algum tempo serão apenas uma memória na foto de algum viajante.

As Neves de Kilimanjaro talvez seja a paisagem mais tragicamente emblemática do aquecimento global. Cientistas descobriram que 85% da neve que cobria a montanha mais alta da África no início do século passado já derreteu. E com a poluição e outros agentes, a tendência é isso só aumentar.

Um dos alvos favoritos dos fotógrafos de celular, ironicamente, o Salar de Yuni, na Bolivia, pode ser vítima de seu próprio sucesso. O lugar fica em cima de uma reserva imensa de lítio que compões justamente as baterias de celular. Com a crescente popularidade dos aparelhinhos, o governo boliviano tem extraído cada vez mais o mineral por ali, o que pode selar o destino do salar mais famoso do mundo.

Destino favorito de dez entre dez casais em lua de mel, as Ilhas Maldivas podem ser outra vítima da ação humana, do aquecimento global e da consequente subida do nível dos oceanos. O paraíso azul de mergulhadores e amantes das mais belas praias do mundo ocupa um pequeno território de altura muito baixa que nos últimos anos vem “afundando” em ritmo avançado. A hora de casar é agora!

Cenário de desenhos animados e fonte de inspiração para diversos personagens através de sua curiosa e adorável fauna, a Floresta de Madagascar com seus camaleões e lêmures pode não servir mais de referencia para futuros cineastas. Quase 90% de sua vegetação natural já foi extinta.

Infelizmente, esses não são os únicos destinos incríveis que correm risco de sumir do mapa. Fenômenos naturais e a ação humana estão se encarregando de tornar esses desaparecimentos cada vez mais frequentes. Ou seja, se você quer viajar e conhecer aquele destino único e especial: embarque nesse avião, AGORA!

Veja Também