Destinos

As cidades mais espertas do mundo.

12 de fevereiro de 2015 0 comentário

rio

 

Um site que analisa desenvolvimento social de cidades e países, o ICF (Inteligence Comunitty Forum) fez um levantamento recentemente das cidades mais espertas (smart) do mundo. O que qualifica uma cidade como esperta, você deve ter se perguntado como eu me perguntei. Indo mais a fundo descobri que esse grupo de analistas com sede em Nova Iorque analisa aspectos sócio-economicos, políticos, segurança, liberdade online, atrações turísticas… etc.

Os vencedores mais recentes foram Estocolmo, na Suécia, e a cidade escocesa de Glasgow e, pela primeira vez, uma cidade brasileira entrou na lista anual do grupo: o Rio de Janeiro, abocanhando um honroso sexto lugar. O vencedor dessa edição foi a cidade de Arlington, na Virginia (EUA). O que a alçou a essa posição foi principalmente a sua vocação para tecnologia, participação popular e diálogo com o terceiro setor. Outras cidades de destaque na lista e o motivo que as colocaram lá são…

 

Columbus, Ohio (EUA)- ficou em segundo lugar na lista devido a sua vocação para atrair recém-formados de qualidade e por abrigar o maior número de empresas Fortune 1000 do que qualquer outra cidade americana.

Ipswich (Austrália)- o foco da cidade é o digital. Um planejamento que já antevê ações com 20 anos de antecedência promete tornar a cidade ainda mais conectada e um hub para empresas e profissionais da área. Tudo isso entrelaçado com o desejo de ser a comunidade mais sustentável da Austrália.

Mitchel (EUA)- o foco aqui é a agricultura aliada a avanços de telecomunicação e digital. Mitchell mostra que comunidades agrícolas também podem ser modernas e conectadas com o futuro.

New Taipei (Taiwan)- a cidade foi criada em formato de rosca ou pneu, como preferirem. O acesso rápido a qualquer ponto, as estradas sem transito e que facilitam a circulação de pessoas e mercadorias é a base para que essa jovem cidade (fundada em 2010) esteja despontando na região.

Rio de Janeiro (Brasil!!!)- O Rio entra na lista na esteira do sucesso como sede da Copa do Mundo de Futebol em 2014 que já precede uma Olimpíada ano que vem. As obras que pretendem solucionar o problema de transporte na cidade e diversas e criativas inovações sociais ligando favela e asfalto foram os fatores que levaram a cidade a figurar na lista.

Veja Também