Relatos

As Grandes Viagens e Os Viajantes da História

6 de março de 2014 0 comentário

Andre capa

Acredita-se que o primeiro Guia de Viagem foi escrito pelo soberano grego Pausanias, em 160AD. Mas, é claro: viagens, expedições, missões, excursões, campanhas militares… existem desde sabe lá quando. Foi através de viagens que se romperam barreiras culturais, que se descobriu adventos que impulsionaram a evolução da humanidade, que se percebeu a variedade e a diversidade tão rica e útil de nosso planeta. Podemos dizer que o ser humano é compelido a viajar, e que os viajantes foram alguns dos principais agentes de mudanças e evolução desde tempos imemoriais. A curiosidade e o desejo de explorar faz parte de nossa natureza. Isso não há como negar.

 

Alguns viajantes lendários marcaram grandes momentos de nossa história e mudaram para sempre a forma que encaramos as viagens em si e até o mundo a nossa volta.

 

HomeroSuas grandes obras Ilíada e Odisseia, marcam grandes viagens. Livros eternizados que colocaram Tróia (hoje, na Turquia) como um dos grandes destinos a serem conhecidos e desbravados desde o tempo do Império Romano.

 

Thomas Jefferson– Um dos primeiros presidentes americanos, talvez tenha sido até hoje o que mais gostava de terras estrangeiras, viajar e conhecer outras culturas. Amante confesso de vinho, fez de suas excursões pela Europa um motivo nobre e útil para buscar referencias de cultura, saúde, poesia, política, literatura e ciências em países como Inglaterra, Portugal, Espanha, França e Itália.

 

Charles Darwin- o pai da teoria da evolução foi um renomado viajante. Inclusive, algumas de suas mais clássicas teorias foram desenvolvidas em expedições a desconhecida e selvagem (mais ainda em sua época) Ilhas Galápagos.

 

Cristovão Colombo– Ficou conhecido como o descobridor das Américas. Foi um explorador de Gênova que partiu em busca das Índias e acabou fazendo uma das maiores expedições pelo Atlântico.

 

James Cook- cartógrafo, cientista e explorador. Talvez tenha sido o homem que descobriu a maior parte de território do nosso planeta. Circunavegou o globo duas vezes! Percorreu os sete continentes e cruzou os círculos polares ártico e antártico.

 

Marco Polo– Simplesmente ajudou a estabelecer a Rota da Seda ligando a Europa a Ásia. Isso no século XV! Com isso, mudou a face da história.

 

Os caras pavimentaram o caminho. Agora, você não tem desculpa. Com o mundo todo a um voo de distância, totalmente (ou grande parte dele) conectado a internet e com um hostel a disposição dos orçamentos mais modestos, o mundo está em suas mãos. É só querer e escolher onde e como você vai deixar aflorar a sua veia de explorador!

Veja Também