Relatos

As Tendências de Viagem

7 de agosto de 2014 0 comentário

1501356_10152479997519112_24343085_o (1)

Adoro ler essas pesquisas sobre o mercado de viagens, de hotelaria e de aviação. Um monte de números, fatos e levantamentos que analisados individualmente ou em conjunto podem ser, além de reveladores para os profissionais da área, extremamente úteis como dicas aos viajantes mais fervorosos. Geralmente os resultados de suas análises são frios relatórios ou planilhas frias, eu prefiro dar uma cara mais humana a coisa. Avalio tendências, procuro modismos ainda em fase inicial e percebo áreas em desenvolvimento (e outras em decadência). Daí você consegue perceber onde ir, onde vai estar lotado de turistas, quais as melhores épocas para se estar em determinado local… E por aí vai (literalmente).

Vou então tentar esmiuçar nas próximas linhas a mais recente pesquisa de “Tendências de Viagem” de uma conceituada agência internacional. Acompanhem comigo e vamos ver se juntos tiramos algumas conclusões boas para nossos próximos roteiros.

–  Orçamento: o orçamento de viagem dos turistas em todo o mundo, no geral, aumentaram. Já o dos turistas dos Estados Unidos (base da pesquisa) aumentou em sua menor taxa em muitos anos. Sinal de que teremos menos gringos por aí a fora, mas que as coisas no mercado interno podem aquecer.

–  Verão: o verão sempre esteve em alta para período de viagem, mas esse ano ele vai bombar no mundo todo. Lugares que estão na modinha ha alguns anos (Croácia), outros clássicos atemporais (Riviera Francesa e Costa Amalfitana, na Itália) seguem bombando, e outros grandes nomes de verão que estavam mais quietos voltam a tona (ilhas gregas e Ibiza, Espanha).

–  Programas de Milhagem: mais da metade dos viajantes vai usar seu resgate em programa de milhas para reservar passagens ou hotéis em sua viagem. Dica sempre válida! Especialmente em alta temporada.

–  Mulherada na estrada: o aumento de viajantes femininas sozinhas é bastante sensível de uns anos para cá e fica ainda mais evidente nessa próxima temporada. Os players mais antenados do mercado já começam a identificar seus gostos específicos e projetar planos e pacotes específicos para capitalizar em cima da mulher independente que se aventura pelo mundo.

–  Perfis: os principais perfis de viajantes para esse ano são (nessa ordem): 1- Adultos Planejados, 2- Exploradores mais jovens, 3- Solteiros em busca de aventuras. E eles vão para destinos tipo (nessa ordem): 1- Spa, cruzeiro, 2- Safari, Exóticos, 3- Eventos e esportes.

–  Destinos: com base nessas infos dá para cruzar números e identificar destinos. Os principais nesse ano são: Uruguai (valeu, Mujica), Filipinas, Rio de Janeiro (valeu, Copa!), Cidade do Cabo, Sochi, Rússia (valeu, Olimpíadas de Inverno), Myanmar (valeu, abertura política), Finlândia, Islândia e Colômbia entre alguns outros. Esses são os principais. E já fica as dicas de perfil e destinos pra quem quer viajar esse ano dentro das últimas tendências. Ou fugir delas!

Veja Também