Gastronomia

Comendo na Estrada: versão saudável

13 de fevereiro de 2014 1 Comentário

foto (1)

 

 

Na última coluna eu discorri sobre as maravilhas de comer na estrada. O processo de descoberta e a delícia que é conhecer uma nova cultura através de seus pratos típicos. Da etiqueta à mesa às cerimônias gastronômicas passando pelas receitas mais incríveis, a culinária é uma maneira muito eficiente (e prazerosa) de identificar traços históricos, religiosos e até sociais de um país qualquer. Agora, há como você desfrutar disso tudo e ao mesmo tempo manter a saúde. Até porque, ainda tem aqueles destinos (tipicamente naqueles onde impera a cultura fast food) onde a sua maior preocupação é justamente manter a saúde alimentícia, ou pelo menos manter a figura esbelta durante as férias.

Experimentar não é se empanturrar

Vale à pena provar de tudo! Por mais que você não goste, pelo menos a experiência vai servir para você identificar o gosto local. Provar é uma coisa, se entupir de tai pad (prato de rua típico da Tailândia) é outra.

Ouse no exotismo!

Comidas estranhas são um desafio, uma aventura e um retrato do local. O que mais você quer em uma viagem?

Eu já provei até barata com shoyo e biscoito de lama. Obviamente não trouxe a receita para casa, mas serviu pelo menos como uma história pra contar e saber o porquê e como essas estranhas iguarias fazem parte do cardápio de países como China e Haiti, no caso. Ok, essa dica pode até não estar na linha “saúde”, mas faz parte.

Fuja das grandes cadeias

A idéia não é recorrer ao conforto e segurança de sabores padronizados das químicas contidas nos cheeseburgers da vida. Poucos são os destinos que não possuem franquias das mais nefastas redes de fast-food do mundo ou que não tenham suas próprias versões. Mas se elas são facilmente encontradas e reconhecíveis, isso também vale para os mercadinhos locais. Lá você sempre vai encontrar um mix da culinária local e produtos fresquinhos.

Coma saudável e se mantenha saudável

Ninguém quer ficar de cama durante uma viagem de férias, né? Beber muita água, comer leve, estar sempre bem alimentado, café da manhã reforçado… São sempre boas dicas para quem quer curtir a fundo e explorar um novo roteiro e todas as demandas físicas que isso impõe.

Bom apetite e boa viagem!

 

André Fran é um dos apresentadores do programa “Não Conta lá em Casa” cuja temporada em Israel e Palestina vai ao ar toda 5a feira às 21h30 no canal Multishow.

Veja Também

1 Comentário

Tercio 19 de fevereiro de 2014 at 16:34

Ola André, você disse tudo, em uma viajem vale a pena conhecer comidas típicas do local. Eu só acho que comer barata já é demais, bichinho medonho..

Abs

Responder