DestinosNacionaisPorto Alegre

Descubra Gramado, mas não esqueça de Canela!

9 de setembro de 2013 0 comentário

CAPA

Quase, foi por bem pouco. Pouco mesmo. O Blog da Avianca, em parceria com  o Blog de Viagens, visitou Gramado e Canela há alguns dias. Por bem pouco não conseguimos pegar a tão esperada neve na Serra Gaúcha. Se a neve escapou da gente, as diversas atrações,não. Prepare-se! Hora de conhecer os encantos das cidades gaúchas de Gramado e Canela.

igreja s_o pedro gramado (1)As duas cidades ficam bem próximas uma da outra, aproximadamente 07 km. Da capital gaúcha, Porto Alegre, são apenas 125 km, algo em torno de 2h, dependendo do trânsito. Outra opção para subir a serra é ir de ônibus. São diversos horários todos os dias da semana. Para saber preços e horários, visite o site da Rodoviária de Porto Alegre.

Chegando a Gramado você vai perceber que é muita fácil se locomover pela cidade.  Há duas grandes avenidas na cidade: a Av. Borges de Medeiros e a Av. das Hortênsias. Nestas avenidas você vai encontrar as principais lojas e restaurantes da cidade.

A Av. Borges de Medeiros é a principal de Gramado e fica localizado bem no centro, tanto de dia quanto à noite você pode caminhar tranquilamente pelas ruas. Há um comércio intenso na região. Escolha dentre os inúmeros restaurantes, lojas de roupa, calçado e chocolaterias.

Ainda na Borges, visite a Igreja São Pedro (Matriz) e o Palácio de Festivais, local onde é realizado anualmente em agosto o Festival de Cinema de Gramado. Ao longo do ano o Palácio funciona como cinema. Na sua frente você vai encontrar a famosa Rua Coberta, uma rua de restaurantes e lojas bem no centro da cidade. No inverno chuvoso de Gramado é uma verdadeira salvação.

Após um rápido passeio pela Rua Coberta, caminhe para a Igreja São Pedro. De lá sai o Fumacinha, um veiculo em formato de trem que realiza um passeio panorâmico por algumas das principais atrações de Gramado.

rua coberta

Depois dali, é hora de dar uma paradinha no Mini Mundo. Bem, paradinha é modo de falar. Da para passar uma tarde inteira por lá. O Mini Mundo é um parque que apresentam réplicas de construções em escala 1:24, ambientadas ao ar livre em um lindo jardim.

As miniaturas presentes no Mini Mundo são reproduções de obras arquitetônicas reais e ganham vida através da presença de cerca de 2.500 habitantes que vivem na mini cidade.  É algo único e encantador.

Na saída do Mini Mundo, hora de dar uma rápida passada na Praça das Bandeira e bater uma foto com o Kikito. O Kikito é o nome do troféu entregue aos ganhadores do Festival de Cinema de Gramado.

Nossa próxima atração não fica tão no centro assim. O Lago Negro fica um pouco afastado, mas é visita obrigatória.  Ele tem esse nome devido as árvores que vieram da Floresta Negra, na Alemanha. Lá você pode caminhar ao redor do lago, andar nos pedalinhos ou mesmo fazer uma refeição nos restaurantes com vista privilegiada para o lago. No entanto, o bom mesmo, é sentar na beira do Lago Negro e desfrutar da calma e tranquilidade do lugar.

Que tal agora pegar o caminho até Canela? A Av. das Hortênsias liga Gramado a Canela. Esse percurso tem algo em torno de 07 km. No caminho você vai encontrar ainda algumas atrações bem interessantes.  Logo no início, de uma parada para apreciar o Belvedere do Vale do Quilombo. De lá você tem uma vista incrível do Vale do Quilombo. Do Belvedere seguindo em direção a Canela você vai encontrar o Reino do Chocolate. Um museu criado para mostrar a história do chocolate e o seu processo de fabricação.  A criançada vai gostar bastante.

Reino do Chocolate (5)

Do outro lado da Av. das Hortênsias dê uma parada no primeiro Museu de Cera da América Latina, o Dreamland. São mais de 50 esculturas de diversas celebridades, atletas, políticos e desenhos famosos. É bem interessante, vale a visita.

No andar de cima do Dreamland você vai encontrar o Harley Motor Show, um verdadeiro paraíso para os apaixonados por duas rodas.  São várias motos Harley-Davidson para você conhecer, bater fotos e se apaixonar cada vez mais por essas máquinas.

harley motor show (5)

A duas quadras de lá, vá à fábrica da Rasen Bier, uma deliciosa cerveja artesanal feita em Gramado mesmo. Algumas cervejas da Rasen foram premiadas em concursos nacionais e internacionais. Destaque para a Rasen Bier Weizer. Faça o rápido tour pela cervejaria e desfrute de um delicioso chopp no final da visita guiada.

Da fábrica da Rasen Bier, hora de ir para a pequena e charmosa Canela.

Ainda na Av. das Hortênsias vocês vão encontrar o Mundo a Vapor , um parque que mostra como funcionam as máquinas do passado, por meio de miniaturas em movimento é possível aprender sobre diversas invenções do homem como as siderúrgicas, as hidrelétricas, as pedreiras e muito mais.

Mundo a Vapor (1)

A próxima parada começa pela incrível Catedral de Pedra, construída em estilo gótico está situada bem no centro de Canela, na Praça da Matriz. A igreja tem 65m de altura e um carrilhão de doze sinos de bronze, que leva o nome de “Carrilhão da Independência”. O altar foi esculpido em madeira por Júlio Tixe tendo como tema a Santa Ceia.

Catedral de Pedra Canela (2)

Partindo da Catedral de Pedra, é hora de ir para o Parque do Caracol. O parque é incrivelmente arborizado, onde é possível fazer trilhas, curtir a vista do mirante, ver as lojas de artesanato ou simplesmente desfrutar das belezas naturais que ele oferece.  Do mirante você tem vista para um dos espetáculos mais lindos da natureza: a Cascata do Caracol. Você pode descer mais de 700 degraus e chegar bem próximo à cascata, mas um aviso: a descida é tranquila, no entanto a subida é bem difícil, fique atento as suas condições de saúde.

parque do caracol (10)

Poderíamos ficar dias e dias visitando as diversas atrações que Gramado e Canela oferecem, seja no inverno com o frio tendo papel importantíssimo, seja no verão com o Natal Luz colorindo e embelezando ainda mais as cidades. Independente do período, você não pode deixar de ir ao Rio Grande do Sul.

Veja Também