DestinosInternacionais

Está Chegando

22 de maio de 2014 0 comentário

Torcida Capa AF

Guardadas de lado as polêmicas sobre futebol, o fato é que a maior competição de todas está chegando,  faltam só 27 dias! Sou torcedor fanático e amante do velho e duro esporte bretão, mas também me empolgo com a proximidade do evento pelo seu lado multicultural. São diversas e variadas nações unidas em uma disputa sadia pela taça maior do futebol. História, religião, conflitos imemoriais e recentes, desavenças, perseguições… Está tudo ali presente e ao mesmo tempo disfarçado em uma divertida brincadeira envolvendo 22 homens, uma bola e alguns bilhões de dinheiros. Colonizador perde para o colonizado, ex-repúblicas se unem de forma pacífica, inimigos seculares trocam abraços após a disputa de pênaltis. Xiitas, sunitas e republicanos xingam juntos o juiz, ateus agradecem aos céus e ditadores choram feito bebês. Oprimidos e opressores, visitantes e anfitriões, pessimistas e otimistas cantam o hino a plenos pulmões e gritam gol em uníssono.

 

Vivo para o evento e me acostumei ao longo da vida a contar o tempo em relação a todos que presenciei. Gosto de analisar técnica e taticamente os adversários e conferir escalações. Mas, agora, quero deixar de lado qualquer plano esportivo e relembrar o que vivi, o que me atrai e o que me lembro de alguns países que estarão no Brasil. e que já tive a oportunidade de conhecer em minhas viagens mundo a fora.

 

GRUPO A

Brasil- Sempre que me perguntam qual o melhor país que já conheci, a resposta é ele. Com todos os seus problemas e detalhes apaixonantes.

 

Croácia- Me lembro das praias e do mar azul de Hvar. E de como um país até então que não me dizia nada podia ser tão especial e belo. Quantos iguais a ele não devem existir pelo mundo?

 

GRUPO B

Espanha- Logo que saí da faculdade fiz um mochilão de alguns meses pela Europa. Gostei mais de Madri do que de Barcelona, para surpresa dos amigos.

 

Holanda- Esperava conhecer um reduto junkie com drogas liberadas e ruas sujas e cheias de punks. Fiquei encantado com os pequenos canais, a beleza idílica e as famílias passeando de bicicleta.

 

 

GRUPO C

Grécia- Muitos diziam “esqueça Atenas e siga para as praias!”, que realmente são das mais belas do mundo. Mas para quem gosta de história, Atenas é espetacular! Destaque para a Acrópole e seu museu super moderno. Ah, Santorini parece uma cidade cenográfica, de tão perfeita!

 

Japão- Impressiona a paz, calma e organização naquele caos de cores, luminosos e tecnologia asiática de Tóquio, a maior metrópole do mundo. Educação, respeito e disciplina fazem um dos povos mais agradáveis que já conheci. Eu moraria no Japão.

 

Na próxima coluna, o resto dos países. Fique ligado!

Veja Também