Dicas de ViagemPreparativos

Medo de Viajar?

27 de março de 2014 0 comentário

Dia-dos-Comissários-Capa-680x250

Na verdade, o título desse texto é mentiroso. O que é ótimo sinal! Não existe exatamente um medo de viajar. O que existe é uma combinação de vários medos (ou um medo muito grande de algo específico) que impede a pessoa de dar aquele primeiro pequeno passo que é necessário para encarar uma grande e enriquecedora viagem. Medos bobos, sem fundamento e muitas vezes exagerados que impedem as pessoas de ter uma das grandes experiências da humanidade: viajar e conhecer novas culturas, paisagens e pessoas.

 

O primeiro deles é o mais óbvio (e desnecessário), o Medo de Voar.

Sim, aquele papo de que o avião é meio de transporte mais seguro do mundo é verdade. É fato e as estatísticas comprovam. Ainda assim, alguns medos são completamente irracionais. As distrações a bordo hoje em dia são muitas e super interessantes: revistas, filmes, séries de TV. E a tecnologia permite até que você leve sua própria distração na forma de um ipad ou iphone carregado com o entretenimento de as preferência. Você ainda pode levar um laptop e trabalhar durante um vôo mais longo. E, se nada funcionar, pílulas para dormir são sempre uma boa solução.

 

Depois vem um medo que chega quase a ser uma fobia: Medo de Doença. Como se ninguém pegasse doença em casa. Estatísticas provam que a maioria das emergências em viagens é decorrente de acidentes e não doenças. Tipo, quando você está viajando, e isso faz parte, você tende a se aventurar em ações que não faria normalmente, tipo: bungee jump, escaladas, rapel, cavalgadas… Ou seja, para se prevenir contra doenças, mesmo, basta dar uma pesquisada no seu destino e tomar certas precauções básicas como: beber água da torneira, nada de gelo, passar repelente, se manter hidratado, etc.

 

E os Perigos Imprevisíveis? Bom, meio difícil se prevenir contra algo imprevisível, né? E de imprevisto você pode morrer até engasgado comendo uma inofensiva coxinha de galinha. Mas em termos de se perder, ser assaltado, acabar seu dinheiro… Quanto a isso há sempre uma solução. A tecnologia pode ser um grande aliado nessas horas. Existem maneiras de você conseguir controlar e efetuar pagamentos usando apenas um celular com acesso à internet. A mesma coisa vale para conferir mapas e até mesmo localizar áreas mais perigosas que os turistas devem evitar. Com certeza, hoje em dia há um aplicativo perfeito para o seu temor.

 

Apesar desses medos básicos (e de mais alguns outros que não consegui listar aqui mas que as mentes mais neuróticas não conseguem esquecer), nunca conheci alguém que não tenha enfrentado seus medos e vivido os seus sonhos! Abrace o caos e boa viagem!

Veja Também