Internacional

Minha cidade favorita na Alemanha

17 de julho de 2014 0 comentário

surfmunique (1)

O maior torneio de futebol do mundo chegou ao fim, difícil guardar boas recordações do que rolou em campo. Então, nem vou me ater a parte futebolística, esportiva, tática ou técnica. Fato é que foi um grande espetáculo, a maior de todas, como atestaram jornalistas especializados e turistas que vieram para nosso país por conta do evento, e que no final das contas a Alemanha fez por merecer. Desde o início os germânicos vinham dando show de planejamento (construíram um centro de treinamento do zero na Bahia), se engajaram com o povo local (Klose recebeu parabéns de tribo indígena), mostraram toda sua simpatia nas redes sociais (Podolski, mesmo no banco de reservas, foi o rei do Twitter durante todo o evento). Planejamento, marketing e bola no pé. Não teve pra ninguém, mesmo.

 

Mas, para muita gente, foi surpresa esse jogo de cintura dos alemãs dentro e fora de campo. Tidos normalmente como frios e distantes esse calor vibrante que tanto se deu bem com a cultura e o estilo de vida do nosso povo brasileiro acabaram atraindo a atenção para o seu país de origem, a Alemanha. Da minha parte, conheço um pouco a Alemanha. Berlim fez parte do roteiro do meu primeiro mochilão a Europa, e desde então voltei a cidade em outras oportunidades, tendo incluído ainda Frankfurt e Munique entre as cidades que acabei visitando mais de uma vez.

 

No caso, vou focar na minha cidade favorita na Alemanha entre tantas outras: Munique. Justamente porque para quem pensa nesse país frio, cinza, asséptico e de pouca emoção, nada pode ser mais distante dessa impressão do que Munique. A cidade, uma das três maiores do país e capital da Bavaria, tem parques imensos que viram a versão local das praias brasileiras: cheias de gente curtindo, paquerando, praticando esportes. Com o adicional da deliciosa cerveja local que abrilhanta qualquer cenário. Até surfe rola em um rio nas cercanias locais e que faz a alegria dos aficionados pelo esporte mesmo quando a água está para lá de gelada (foto). Durante o verão, a prefeitura traz areia de outros locais e constrói autenticas praias artificiais onde rolam campeonatos de vôlei de praia, beach soccer… Suas ruas são mais pacatas que as de cidades vizinhas, prédios menores e praças mais amplas e convidativas. Um lugar relaxante e ao mesmo tempo cheio de cultura e de vida. Destino perfeito para jovens, casais, grupos, mochileiros ou idosos.

 

Está de parabéns a Alemanha! E, quem quiser conhecer um destino sensacional na Europa que com certeza estará vibrante de alegria pela vitória na Copa, não deixe de conhecer Munique!

Veja Também