Relatos

O Ano Novo pelo Mundo

2 de janeiro de 2014 0 comentário

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Se você acompanhou o último texto (link) que mostrava como o Natal é celebrado mundo a fora e achou tudo muito estranho ou peculiar, prepare-se para conhecer como o ser humano comemora a passagem do ano em diferentes culturas. Divertido imaginar que roupas brancas e fogos de artifício à meia-noite possam ser encarados como tradições completamente estranhas para essas culturas abaixo.

 

África do Sul- especialmente em Johanesburgo, rola a esquisita tradição de jogar aparelhos domésticos velhos pela janela. Sim, isso mesmo.

 

Colômbia- para simbolizar a mudança do velho pro novo, de uma nova época, de novos tempos… o pessoal passeia com malas velhas pela sua vizinhança.

 

Japão- os japoneses, é claro, rumam para o templo mais próximo onde sinos badalam obrigatórias 108 vezes. Ah, e se fantasiam como o animal característico do ano que se aproxima. No caso de 2014, o cavalo.

 

Dinamarca- essa é uma das mais legais. Os dinamarqueses arremessam copos e pratos velhos nas portas de parentes e amigos. Como se não bastasse, dançam em cima de mesas e cadeiras e pulam destas à meia-noite. A idéia é entrar no ano novo deixando maus espíritos para trás.

 

Espanha- o povo come 12 uvas assim que dá meia-noite. A idéia é que cada uma delas traga boa sorte para um mês do ano vindouro! E depois bebem muito vinho, claro.

 

Panamá- eles têm a tradição de queimar bonecos que representam maus espíritos em grandes fogueiras comunitárias. Os bonecos inclusive podem representar figuras públicas, políticas e até da televisão.

 

Escócia- a primeira pessoa a adentrar um lar no ano que se inicia deve, impreterivelmente, entregar um presente ao dono da casa. Como estamos falando de Escócia, claro que esse presente geralmente é uma garrafa de whisky.

 

Brasil- Tirando os básicos fogos de artifício e as roupas brancas, as roupas íntimas novas para entrar o ano novo são uma tradição que muitos estrangeiros encaram como, no mínimo, peculiar.

 

 

André Fran é um dos apresentadores do programa “Não Conta lá em Casa” cuja temporada em Israel e Palestina vai ao ar toda 5a feira às 21h30 no canal Multishow.

Veja Também