Dicas de Viagem

O Manual do Nerd na Estrada

24 de abril de 2014 0 comentário

nerdjapan

Para efeito de pesquisa e autoajuda, eu e meus companheiros de viagem compilamos metodicamente (como bons nerds) um conjunto de dicas, explicações e alertas vitais para o companheiro nerd viajando por este mundão. Pequenas pílulas de sabedoria internética, aprendidas à custa de muito sofrimento no duro mundo desconectado. Assim nasceu “O manual do nerd na estrada”.

 

Seguem alguns exemplos pinçados aleatoriamente deste guia:

 

– “Wi-Fi grátis: quem procura, acha!” Esteja onde estiver, tente sempre catar um sinal de Wi-Fi com seu gadget favorito. Já encontramos sinal gratuito de internet nos locais mais improváveis, como: aeroporto da Albânia, sala de embarque em Banda Aceh, restaurante em Pequim, e por aí vai. Não custa nada tentar.

 

– “Leitura de sinais.” O Lonely Planet é um guia e tanto para qualquer tipo de situação com que um viajante possa vir a se deparar. Mas, no quesito hospedagem, siga o nosso conselho que até um analfabeto se dá bem. Localização, preço, segurança… Esqueça toda essa baboseira que consta do guia! Verifique apenas se embaixo do nome do hotel há um iconezinho com o desenho de um computador. Ele representa que a hospedaria em questão possui internet. Pode desfazer as malas feliz!

 

– “iPhone: o analisador de qualidade de hotel.” Ao adentrar pela primeira vez o lobby de qualquer hotel em qualquer parte do mundo, não pergunte pela limpeza dos quartos ou se o café da manhã está incluído na diária. Saque de imediato seu iPhone e com ele verifique a qualidade do sinal de Wi-Fi. No resto você se vira.

 

– “Onde há fumaça, há fogo.” Cruzando o lobby do hotel de um país sem a menor infraestrutura ou passeando pelo salão de embarque de uma cidadezinha perdida no mapa, se você perceber alguém com um laptop aberto no colo: faça o mesmo! São grandes as chances de haver uma conexão Wi-Fi na área. Quem se dá o trabalho de abrir o laptop se não há internet disponível? Um laptop sem internet é como um corpo sem alma.

 

– “Sempre carregado!” Ande sempre com uma nécessaire, essas bolsas para itens de higiene pessoal. Xampu, sabonete, escova de dente? Pra quê? Jogue tudo fora! A real serventia dessas malinhas é carregar todo e qualquer tipo de plugue de tomada. Três pinos na Ásia, pino invertido na Oceania… Ou seria o contrário? Enfim, tenha sempre todos os tipos de adaptador à mão, de modo a manter seus gadgets sempre carregados! Pois, como vimos anteriormente, você nunca sabe quando vai encontrar um sinal de internet.

 

Este texto é parte do livro “Não Conta lá em Casa- Uma viagem pelos destinos mais polêmicos do mundo” (Editora Record), de André Fran que está em sua segunda edição e pode ser encontrado nas melhores livrarias do país e no formato e-book para Kindle e iTunes.

Veja Também