Gastronomia

Uma Receita de Sucesso

11 de maio de 2014 0 comentário

foto (1)

As vezes o que te inspira a viajar surge nos mais insuspeitos lugares. Como trabalho com audiovisual e apresento um programa na TV, sempre estou ligado nas inovações do mercado. Isso inclui tendências do mercado, seminários, inovações tecnológicas e, por que não? Novas séries. Assistindo novas séries eu posso acompanhar sempre estilos diferentes de edição, narrativa, temática e ainda me divertir com conteúdo variado e original sobre meus temas favoritos. Aqui no Brasil, acabamos ficando presos às velhas fórmulas arcaicas e manjadas de se fazer TV e caímos numa premissa enganosa de que gerar programação para a massa é abaixar o nível de qualidade do conteúdo. Eu discordo, e acho que por isso o NCLC tem se destacado ao longo desses anos. Mesmo falando de história, cultura e política e sem gatinhas de biquíni ou comediantes fazendo graça pra dar uma amenizada.

 

Pois foi pesquisando um programa da rede CNN (sim, a de notícias) que me deparei com uma série muito original: “Parts Unknown”. O nome é sugestivo, mas a sinopse, apesar de criativa, me deixou mais confuso do que interessado. Um renomado chef de cozinha que se propõe conhecer através da culinária algumas das mais exóticas culturas de nosso planeta. Comida, viagem, diário de bordo, cozinhando a estrada…? Resolvi dar PLAY e conferir.

 

Fui surpreendido pelo carismático apresentador, pelo texto profundo sobre culturas, países, diferenças e o atual momento de nosso mundo, a edição ágil e a história (sempre ela) bem contada. O chef Bourdain, reverenciado por todos por onde passa, é super acessível, o que o leva às situações mais diferentes e inusitadas. Seu interesse legitimo pelos países que conhece e sua culinária contagia o espectador. E a produção consegue combinar passeios por México, Japão, Colômbia, Peru e Palestina entre outros dosando sabiamente visuais, comida, informações, aventura e humor na medida certa. Uma receita muito bem feita.

 

No fim das contas, virei a noite vendo todos os episódios (já foram produzidas duas temporadas) e fiquei com água na boca. Para comer e para viajar, também!

Veja Também