Relatos

Uma viagem pelos Tumblrs

20 de junho de 2013 0 comentário

Capa André Fran

Já dei dicas de como pesquisar sua viagem na internet, como montar seu roteiro na internet, como se inspirar com livros de viagens (o meu inclusive, não percam!), filmes de viagem… E nesse festival de referências acabei por deixar de fora um dos mais perfeitos, democráticos e acessíveis campos de pesquisa: a internet através da qual você me lê neste exato momento. Pois vamos a ela.

 

Seria muito óbvio eu listar sites ou aplicativos que tem por fim exatamente isso: inspira-lo a escolher ou montar um roteiro de viagem. Como devem ter visto ao longo de minhas colunas, sou adepto de fontes de informação e inspiração mais lúdicas. Se não fosse assim, todo mundo faria as mesmas viagens e conheceria os mesmos e manjados pontos turísticos. Mas para não ficar também tão aberto em opções, decidi fechar a pesquisa nos blogs. Mais especificamente, nos Tumblrs, uma versão mais simples, moderna e visual dos blogs. O legal de fazer uma pesquisa em Tumblrs é justamente poder se deixar levar por esse mar de referências e surfar pelos mais diferentes e insuspeitos recantos de forma totalmente aleatória. Então, seguem algumas (boas) dicas:

 

http://reidontravel.tumblr.com/ – do ex editor do tradicional guia Lonely Planet, Robert Reid. É um caótico apanhado de fotos de viagem que não segue ordem cronológica ou temática definida. Mas que, com certeza, irão inspirar pelo inusitado dos destinos ou pelas legendas perspicazes.

 

http://anthonybourdain.tumblr.com/-  esse é o Tumblr do renomado chef Anthony Bourdain. Além de exímio cozinheiro, Bourdain se destacou em seu meio por viajar para os mais diferentes lugares do planeta atrás de receitas originais. Ele já provou de tudo rodando por aí com seu programa No Reservations, e em seu blog lança um apanhado de fotos interessantes e textos de altíssima qualidade.

 

http://blog.sebastiandahl.com/-  o fotógrafo Sébastian Dahl viajou pegando carona de Oslo, na Noriega, até Beirute, no Líbano. As imagens que fez ao longo do caminho são impressionantes! Dá vontade de se largar no mundo e fazer o mesmo.

 

http://roadsandkingdoms.tumblr.com/- Esse aqui é bem interessante. Ele faz uma compilação de registros e imagens de diversos outros Tumblrs de jornalistas. Geralmente eles estão no foco de algum acontecimento mundial, pro bem ou pro mal. Para os viajantes mais aventureiros.

 

http://thetravelnetwork.tumblr.com/- Esse é simplesmente fantástico! Dividido em seções como nenhum outro site de viagem na internet. Você pode fuçar áreas procurando por Cultura, Mochilão, Luxo, Na Estrada, Cores… Inspiração garantida para qualquer tipo de viajante!

 

André Fran é um dos criadores/apresentadores da série de TV “Não Conta lá em Casa” (Multishow), onde quatro amigos encaram os roteiros mais polêmicos do planeta e semanalmente escreve aqui no nosso blog!

Veja Também