Dicas de Viagem

Viagem Sustentável, Saudável e do Bem

28 de novembro de 2013 0 comentário

AF capa

Uma das tendências para o futuro do turismo aponta para viagens com foco no bem-estar e na qualidade de vida. Algo que caminha de mãos dadas com um estilo de vida saudável, sustentável, orgânico e cada vez mais natural que vem influenciando diversos aspectos do mundo contemporâneo. O planeta agradece, claro. Um estudo do Wellness Tourism para 2014 desvendou algumas tendências desse setor que ainda engatinha. São anseios dos viajantes, nichos de mercado para os profissionais da área e sugestões interessantes para quem quer conhecer essa nova faceta do turismo.

Resolvi pegar esse levantamento feito pela WT e analisar alguns pontos de destaque. Alguns são bem interessantes e podem apontar para uma maneira divertida, saudável e ecologicamente correta de viajar. Outros são devaneios esotéricos de algum yogue falcatrua querendo faturar em cima da onda. Relax mental: consumidores tem procurado cada vez mais viagens em que podem conhecer um destino e participar de algum tipo de relaxamento como meditação, yoga, caminhadas, spas…

AF bem

  • Agencias de Viagem do Bem: com a abertura desse public consumidor, abre-se a oportunidade de agencias especializadas nesse filão. Coisa inédita.
  • Pense globalmente, aja localmente: se aplica também às viagens que podem ser cada vez mais por destinos próximos. Descobertas inusitadas e menos “pegada de carbon”.
  • Dieta do bem: o turismo associado a gastronomia sempre fez sucesso, a ideia agora é “incluir no cardápio” opções mais saudáveis e que promovam uma mudança positive nos hábitos alimentares.
  • Viagem + Exercício: nem sempre o destino precisa ser uma reserve ecológica ou um colosso da natureza. Spas, parques, academias de última geração podem se tornar grandes atrativos e diferenciais na hora da escolha de um destino qualquer.
  • Slow Travel: simplesmente uma quebra de paradigma. Viagem como parte de um estilo de vida mais sereno, calmo, contemplativo. Fatores que afetam diretamente a sua capacidade de aproveitar cada destino e parte de sua viagem.
  • Viagens Voluntárias: fazer o bem é uma via de mão dupla. Estudos apontam que participar de missões de ajuda humanitária beneficia tanto quem recebe apoio como quem o oferece. A possibilidade de aliar uma viagem de diversão, enriquecimento cultural com um trabalho voluntário é cada vez mais procurado pelos viajantes de todas as idades.

 

André Fran é um dos apresentadores do programa “Não Conta lá em Casa” cuja temporada em Israel e Palestina vai ao ar toda 5a feira às 21h30 no canal Multishow.

 

Veja Também