Relatos

Viajando pelas Redes Sociais

27 de novembro de 2014 1 Comentário

 

As Mídias Sociais sempre foram um de meus temas favoritos. Ok, não exatamente um tema, como se eu estudasse (apesar de que sim, eu estudo mesmo essas coisas). Sou early adopter e hard user, esses termos em inglês que indicam o fulano que assim que surge uma nova rede social ele já se inscreve para ver como é que depois de inserido na mesma, está sempre por lá comentando, divulgando seus negócios, interagindo com os outros e fuxicando a vida alheia eventualmente que ninguém é de ferro. No quesito viagem, destaco o Instagram e suas fotos que resumem e sintetizam as vezes todo o prazer e encanto de um destino ou de um roteiro especifico.

Acontece que usa-se as Mídias Sociais de diferentes maneiras. E alguns se destacam justamente pela especialização, foco e pela popularidade que conseguem na internet. E o segmento de viagens é especialmente farto nesse ramo. São centenas de milhares de viajantes, fotógrafos, jornalistas e aventureiros que acumulam centenas de milhares de seguidores. Estes acabam se tornando autênticos (e legítimos) formadores de opinião de turismo. E conseguem de modo bastante natural influenciar uma galera que tem a viagem como prioridade ou parte bem presente em seu cotidiano.

O Mercado, que não é bobo nem nada, esta de olho e já percebeu esses influenciadores. E começa a descobrir as maneiras mais legais para incentive-los e usar de seu poder em favor de seus negócios. As associações, campanhas, ações e promoções são das mais divertidas e eficientes.

A interação do público/consumidor com estes “ viajantes referência” é muito natural e espontânea, coisa que os planos de marketing buscam em campanhas de cifras milionárias e muitas vezes (quase sempre) acabam morrendo na praia. A distância entre os profissionais e esses geradores de conteúdo relevante na internet esta cada vez menor. Na internet, é impossível prever o que vai vingar (ou viralizar). Muitas vezes uma GoPro presa nas costas de uma águia sobrevoando os Alpes Franceses faz mais pelo turismo da região do que uma campanha multimilionária envolvendo uma equipe gigantesca e dias de filmagem.

Tentativa, feeling, erro e experimentação. O caminho do sucesso para quem quer (tentar…) fazer sucesso divulgando turismo nas redes sociais.

 

Veja Também

1 Comentário

Luizianne 4 de dezembro de 2014 at 14:18

Tu és um cara sensacional! Completo, provavelmente! Parabéns!

Responder