Destinos

Vídeos Turísticos

25 de julho de 2013 0 comentário

Puerto Vallarta capa

Sempre fui um cara meio descrente do poder efetivo da publicidade. Sobretudo no mundo cínico de hoje e com essa juventude já acostumada a filtrar anúncios pop-up e merchandisings cafonas da novela das oito. Acredito que as redes sociais criaram um novo rumo para o marketing, criando uma maneira bem mais orgânica e confiável de indicações através de redes de contatos. E vejo empresas e marcas ainda engatinhando (embora muitas vezes na direção certa) em busca da melhor sintonia e etiqueta mercadológica dentro desse novo mundo de múltiplas telas e interação virtual constante.

 

Mas confesso que ainda há um tipo de publicidade explicita, evidente, direta e extremamente tradicional capaz de despertar em mim o desejo consumista de viajante inveterado: os vídeos de turismo. São aquelas peças publicitárias criadas com o objetivo direto e bem definido de retratar as melhores atrações de um país ou cidade determinada.  Pequenos filminhos de poucos minutos veiculados em canais de notícias, circuito interno de aviões ou na própria internet.

 

Para apresentar minha teoria, clique nas fotos abaixo e assista aos vídeos.

 

1- Puerto Vallarta, México. Esse vídeo tem imagens oníricas e uma narrativa de cinema. Recurso bem comum nas bem produzidas chamadas turísticas geralmente narradas por representantes de seu público-alvo. No caso: um jovem e abastado jovem casal de férias.

Puerto Vallarta

 

 

2- Índia. Talvez um pouco longo, mas a produção digna de uma superprodução cinematográfica compensa e prende até o fim. A maneira criativa de retratar os cenários maravilhosos da Índia é o destaque.

India

 

 

3- Austrália. Esse comercial da Austrália opta por uma música que pega (nada melhor para espalhar o boca-a-boca). Mas abusa, com toda a razão, das imagens incríveis, tomadas aéreas, cenários surreais do país.

Austrália

 

 

4- Egito. Apresentar as maravilhas do Egito de maneira moderna e ao mesmo tempo em sintonia com sua aura fantástica de tempos imemoriais era o briefing desse anúncio. Perfeito!

Egito 3

 

 

5- Brasil! Começa criativo mas depois passeia por imagens clichês do nosso país. Podia ser melhor, mas como o Brasil é lindo, o resultado fica em alto nível. 😉

Brasil

 

André Fran é um dos criadores/apresentadores da série de TV “Não Conta lá em Casa” (Multishow), onde quatro amigos encaram os roteiros mais polêmicos do planeta e semanalmente escreve aqui no nosso blog!

Veja Também