Preparativos

Carnaval com crianças: 4 lugares tranquilos para aproveitar a folia com os filhos

22 de fevereiro de 2019 0 comentário

Está se planejando para curtir o Carnaval com crianças? O evento faz parte da nossa cultura e atrai diversos foliões para ruas e clubes de muitas cidades. Contudo, para se divertir com os pequenos, é importante analisar os lugares da festa com atenção.

Uma das dicas para garantir o conforto e a segurança durante o feriado é escolher locais mais tranquilos, assim toda a família poderá aproveitar o evento da melhor forma possível.

Quer dicas de lugares para curtir o Carnaval com crianças? Este post apresenta boas opções para isso. Confira!

Locais para curtir o Carnaval em família

1. São Paulo

São Paulo é uma cidade bastante populosa e movimentada. Com a diversidade de passeios, blocos e festas, é possível encontrar locais tranquilos para se divertir com a criançada durante o Carnaval.

Uma dica importante é montar o roteiro previamente e avaliar os eventos da região. Algumas ruas do bairro de Pinheiros e da região central, por exemplo, ficam fechadas e com muito movimento devido à realização dos blocos de Carnaval. Sendo assim, analise isso antes de sair e, se possível, utilize o transporte público.

Entre as opções de lugares e eventos para curtir o Carnaval com crianças, estão:

  • Bloquinho Gente Miúda: acontece no domingo de Carnaval a partir das 10h. A concentração será na Av. Alfonso Bovero 542, no bairro Sumaré. Entrada gratuita.
  • Unidades do Sesc: o Sesc conta com diversas unidades espalhadas pela cidade e, geralmente, oferece uma programação especial no Carnaval, com atividades e apresentações para todas as idades. Entrada gratuita.
  • Bloquinho da Vila: essa é uma das alternativas para o pré-carnaval. O evento acontece dia 24/02 na Rua Áurea (entre as ruas Conselheiro Rodrigues Alves e Morgado Mateus) na Vila Mariana. Entrada gratuita.
  • Bloco das Emílias e Viscondes: inspirado no clássico da literatura infantil, essa é outra boa opção para o Carnaval com crianças. O bloquinho será realizado na Biblioteca Monteiro Lobato dia 01/03, sexta-feira, às 15h. Endereço: Rua General Jardim, 485, Vila Buarque. Entrada gratuita.

2. Aracaju

Aracaju, em Sergipe, é um bom destino para quem deseja viajar no Carnaval com crianças. A cidade não está entre os principais circuitos da festa no Nordeste, por isso conta com comemorações um pouco mais tranquilas para curtir a folia em espaços públicos e privados. Alguns hotéis também costumam organizar eventos especiais para a data.

Além disso, você pode aproveitar os dias de folga para descansar, conhecer as praias e passear pela cidade. Entre as sugestões de hospedagem estão o Aruanã Eco Praia Hotel, Hotel da Costa e Makai Resort.

3. Belo Horizonte

A capital mineira também é um bom local para visitar no Carnaval com crianças. Ela tem uma programação diversificada e, se você quiser fugir da folia, pode incluir a visita aos museus, centros culturais e parques da cidade. Veja algumas sugestões:

  • Bloco Bicharada: o bloco faz a sua estreia no Carnaval BH 2019 e é um das opções para curtir a folia com mais tranquilidade. A ideia é que os minifoliões se fantasiem de seus bichos preferidos. O evento acontece dia 23/02 às 10h na Praça São Francisco de Assis, Pampulha. Gratuito.
  • BH On Ice: se a ideia for fugir da folia, a pista de patinação montada no BH Shopping é uma boa alternativa para entreter o público infantil. A estrutura ficará disponível até o dia 24/03. O ingresso custa a partir de R$ 40.
  • Museu dos Brinquedos: esse é mais um local para diversificar a programação do Carnaval. Por lá, as crianças poderão conhecer a história dos brinquedos e participar de atividades especiais.

4. Rio de Janeiro

A cidade recebe inúmeros foliões durante o feriado de Carnaval e a missão de encontrar um local tranquilo para curtir com os pequenos pode parecer um pouco complicada.

A dica nesse caso é fugir de blocos badalados e grandes eventos. Outra sugestão é aproveitar as festas pré-carnaval que, geralmente, têm um público menor e se tornam uma boa alternativa para um Carnaval em família com mais tranquilidade.

Veja algumas sugestões:

  • Bloco da Pracinha: o evento acontece no dia 23/02 na Praça Pio XI no Jardim Botânico das 10h às 14h.
  • Bloco Gigantes da Lira: outra boa dica para o pré-carnaval. O bloco sai dia 24/02, horário a confirmar, na Praça Jardim das Laranjeiras, rua General Glicério, Laranjeiras. Entrada gratuita.
  • Carnaval no Shopping: alguns shoppings da cidade organizam bailinhos de Carnaval para o público infantil. Consulte a programação dos estabelecimentos da região.

Dicas para as festas de Carnaval com crianças

Escolher lugares adequados para se divertir no Carnaval com crianças é um ponto essencial. Mas, além disso, é importante dar atenção a outros fatores para garantir o conforto e o bem-estar da garotada. Veja as dicas a seguir.

Alimentação

Dê atenção à alimentação das crianças. Escolha itens nutritivos e saudáveis para que eles tenham energia para pular Carnaval e se divertir com marchinhas, confetes e outras brincadeiras.

Evite alimentos gordurosos ou pratos muito pesados, que podem gerar desconforto e atrapalhar a folia. Outra dica é quanto à hidratação. Nessa época do ano, os dias são mais quentes. Sendo assim, ofereça água, suco e frutas para a garotada.

Fantasia

A fantasia é um dos pontos altos do Carnaval, e a crianças adoram! Entretanto, é necessário ficar de olho nos tecidos e na temperatura do dia. Tecidos quentes ou com muitas camadas podem se tornar um incômodo durante a folia. Se possível, dê preferência para fantasias de manga curta e com tecidos leves.

Adereços e máscaras também são característicos do evento, mas veja se eles estão adequados e se não incomodam os pequenos. O sapato é outro elemento significativo. Escolha modelos confortáveis e que ofereçam segurança para os seus filhos brincarem.

Segurança

Mesmo que a festa seja tranquila, é fundamental dar atenção à segurança das crianças. Se o evento for na rua ou em uma área aberta, analise se ele está fechado para carros. Outras dicas são: mantenha o grupo sempre por perto, procure ficar em locais menos movimentados e coloque pulseira de identificação nas crianças.

As espumas de Carnaval também merecem atenção. Elas podem conter substâncias inflamáveis e causar alergia, por isso devem ficar longe dos olhos e da boca. O melhor é não oferecer esse item aos pequenos.

Essas foram nossas dicas para curtir o Carnaval com crianças. Separe as fantasias, defina a programação com antecedência e analise as melhores formas de acesso para que a sua família aproveite bem os dias de folia.

Gostou das dicas para planejar o Carnaval infantil? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Veja Também