DestinosDicas de ViagemDurante a Viagem

Conheça as vantagens e os melhores destinos para viajar sozinho

8 de outubro de 2018 0 comentário

Viajar sozinho é algo que divide opiniões! Enquanto algumas pessoas têm bastante receio em fazer uma viagem sem amigos ou familiares, outras sonham em embarcar nessa aventura.

Se você faz parte do primeiro grupo, no post de hoje vamos mostrar que explorar novos destinos em sua própria companhia pode ser uma ótima opção.

Caso você já tenha vontade de se aventurar pelo mundo, mostraremos algumas dicas essenciais, além dos melhores destinos para viajar sozinho.

Gostou da ideia? Então continue a leitura e saiba mais!

Viajar sozinho: uma experiência de autodescoberta

Fazer uma viagem por conta própria é uma experiência única que proporcionará momentos de autoconhecimento, independência e liberdade. A seguir, listamos as 3 principais vantagens de viajar sozinho.

1. Fazer novas amizades

Sozinho, sim. Solitário, nunca! Esse deve ser o lema daqueles que decidem embarcar nessa experiência. Uma das principais vantagens de viajar sozinho é a possibilidade de conhecer novos lugares, culturas e pessoas.

Não são poucos os relatos de viajantes que fizeram grandes amizades durante suas excursões, tanto com moradores locais quanto com outros turistas. Especialmente para quem escolhe se hospedar em hostels, conhecer novas pessoas é quase obrigatório!

2. Traçar seu próprio roteiro

Só quem já viajou com um grande grupo de pessoas conhece as dificuldades de traçar roteiros que agradam a todos os gostos. Viajando sozinho, esse problema simplesmente não existe!

Afinal, é você quem decide quais atrações conhecer, quanto tempo permanecer em cada cidade e quando ficar de bobeira. Essa liberdade é um diferencial importante para fazer da sua viagem uma experiência única e ainda mais prazerosa.

3. Conhecer-se melhor

Conhecer o mundo também pode levar a uma excitante e inesperada viagem para dentro de si. Passar um tempo por conta própria ajuda bastante no autoconhecimento, que é essencial em uma vida mais feliz e plena.

Aproveite a viagem para redescobrir qualidades, experimentar novas coisas e enxergar possibilidades ao redor com a melhor companhia: a sua!

5 destinos para viajar sozinho

Dentro e fora do Brasil, o que não faltam são destinos imperdíveis para quem deseja embarcar em uma viagem por conta própria. Abaixo, listamos algumas das melhores cidades. Confira!

1. Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Um dos destinos turísticos mais buscados do país, a cidade maravilhosa abriga o famoso cartão postal do Brasil: o Cristo Redentor. Ao visitar a cidade, conhecer o Corcovado e o bondinho do Pão de Açúcar é praticamente obrigatório para os turistas!

Mas também há muito mais o que explorar: as lindas praias do Rio são uma atração à parte. Durante a tarde, vale a pena alugar uma bicicleta e dar um passeio pela orla, do Leme ao Leblon, conhecer bairros charmosos, como o de Santa Teresa, e o belíssimo Parque Lage.

À noite, uma boa sugestão é curtir um samba de raiz sob os arcos da Lapa, o bairro boêmio da cidade. Para quem gosta de agito, também há muitas opções de shows e casas noturnas badaladas.

2. Belo Horizonte (Minas Gerais)

A capital mineira é perfeita para quem tem espírito boêmio e não dispensa uma boa mesa de bar — a cidade, inclusive, é considerada a capital dos bares! Cervejas artesanais podem ser degustadas nas próprias cervejarias, como é o caso da Vilela, localizada no bairro Santa Efigênia, ou nos bares da região da Savassi, Santa Tereza e no famoso Edifício Maletta.

Mas nem só de vida noturna se faz Belo Horizonte. A cidade também tem pontos turísticos famosos e que valem o passeio, como a igrejinha da Pampulha e a belíssima paisagem vista do alto da Praça do Papa.

Não deixe de dar uma volta pelo Mercado Central para provar o famoso fígado acebolado com jiló e degustar as delícias de Minas, como o queijo canastra e o doce de leite.

Há também opções dentro da cidade, como o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, que conta com exposições de artistas renomados. Para quem se interessa por arte, vale a pena conhecer o Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo, localizado na cidade de Brumadinho, na região metropolitana da capital.

3. Itacaré (Bahia)

Cidade turística localizada na Costa do Cacau, a 70km de Ilhéus, Itacaré é um dos pontos mais procurados no litoral sul da Bahia. A cidade atrai turistas do mundo inteiro por conta de sua natureza exuberante e praias paradisíacas, como Jeribucaçu, Engenhoca, Itacarezinho e Prainha.

Itacaré também é um dos destinos preferidos dos surfistas, recebendo campeonatos a nível mundial. Entre os meses de julho e outubro, é possível ver as baleias jubarte que descem à costa brasileira para se acasalar e ter filhotes nas águas mornas do Nordeste.

Quem busca novidades e aventura poderá aproveitar as aulas de surfe, canoa ou stand up paddle, além de belíssimas trilhas para as praias. À noite, vale a pena curtir um samba na Passarela da Vila ou uma volta pela Pituba, a rua principal da cidade, e desfrutar da autêntica culinária baiana.

A cidade, que é bastante tranquila na baixa temporada e agitada durante o verão, conta com uma ótima estrutura para turistas, com muitas opções de hotéis, pousadas e hostels.

4. Nova York (EUA)

Conhecida como a cidade que nunca dorme, Nova York parece reunir em um só lugar todos os cantos do mundo. Para quem busca uma metrópole completa, multicultural e bastante agitada, esse é o destino certo.

Nova York é uma cidade que habita o imaginário de muitas pessoas por conta dos inúmeros filmes e séries gravados por lá. Quem nunca se imaginou dando uma volta pelo Central Park ou pelos famosos bairros da região, como Brooklyn, Bronx e Queens?

No mês de dezembro, durante o inverno no Hemisfério Norte, a cidade fica ainda mais deslumbrante por conta das atrações de Natal — um verdadeiro cenário de cinema!

5. Santiago (Chile)

Uma das capitais mais visitadas da América Latina, Santiago é uma cidade cheia de charme, mesclando a beleza natural da Cordilheira dos Andes e da arquitetura com ares de modernidade.

A metrópole chilena conta com uma vida cultural agitada, além de um circuito gastronômico de dar água na boca.

Santiago é cercada pelos Lagos Andinos e por estações de esqui, uma ótima opção para quem deseja se aventurar no esporte. Além disso, vale a pena conhecer as vinícolas da região, como a internacionalmente famosa Concha y Toro, e desfrutar de deliciosos vinhos.

E então, curtiu este post? Gostou das nossas sugestões de destinos para viajar sozinho? Aproveite e veja também os lugares para visitar na baixa temporada!

Veja Também