Dicas de ViagemPreparativos

Você sabe o que avaliar na hora de escolher uma companhia aérea? Confira nossas dicas

19 de outubro de 2018 0 comentário

A organização de uma viagem de avião passa pela etapa de escolher uma companhia aérea. Muitas pessoas não se dão conta, mas esse procedimento é extremamente relevante, já que pode interferir diretamente na experiência do passeio.

Além do preço da passagem, é importante avaliar outros fatores antes de tomar a decisão, a fim de garantir que a empresa escolhida atenda às suas necessidades. Quer saber quais são eles? Acompanhe o texto e confira nossas dicas!

O que levar em consideração na hora de contratar uma companhia aérea?

Escolher uma companhia aérea parece uma tarefa fácil. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados antes de adquirir as passagens, pois você começará e terminará sua viagem em contato com essa empresa.

Um problema com atendimento ou desconforto dentro da aeronave já no início do trajeto, por exemplo, pode deixar você estressado e comprometer os primeiros dias do passeio.

Sendo assim, avalie o serviço como um todo, considerando não apenas o preço, mas os diferenciais de cada companhia. Veja abaixo quais aspectos devem ser analisados para evitar contratempos durante a sua viagem.

Preço e opções de pagamento

O preço é, sem dúvida, o principal fator observado no momento de escolher a companhia área. Entretanto, é necessário avaliar o custo-benefício, considerando o valor da passagem, os serviços oferecidos, as tarifas para marcação de assento e bagagens, os procedimentos para reembolso, entre outros itens.

Também são pontos significativos a forma de pagamento e o programa de fidelidade, que podem contribuir com o orçamento da viagem. Por isso, confira quais empresas oferecem as melhores opções de pagamento e parcelamento para voos nacionais e internacionais.

Variedade de destinos

Um passo importante antes de escolher uma companhia aérea é pesquisar sobre a variedade de destinos. Afinal, ela precisa atender a região que você deseja visitar, não é mesmo?

Algumas pessoas não sabem, mas as empresas de transporte aéreo, geralmente, fazem parte de um grupo com outras companhias internacionais, o que amplia a área de atendimento.

É o caso da Star Alliance, uma aliança global de companhias aéreas da qual a Avianca Brasil faz parte.

Além das rotas nacionais e internacionais, como MiamiSantiago e Nova York, a Avianca consegue conectar o passageiro a outros destinos por meio de voos de parceiras no exterior, a exemplo do trecho Brasil-Singapura.

Esse procedimento reduz o tempo para a compra e a emissão de passagens, já que não é necessário comprar voos separados para chegar até o destino.

Outra vantagem é que o passageiro acumula pontos no programa de fidelidade e pode emitir passagens pela companhia brasileira, ou para voar com membros da aliança para diversos países.

Dessa forma, não deixe de conferir os destinos de viagem em cada companhia e nas empresas parceiras antes de fazer a compra da passagem.

Credibilidade da companhia aérea

credibilidade das empresas reas também deve ser avaliada. É recomendado verificar o histórico delas em relação à qualidade dos serviços prestados, satisfação dos passageiros, índice de reclamação, entre outros pontos.

Além disso, quando a companhia faz parte de uma aliança de linhas aéreas globais, por exemplo, ela precisa seguir uma série de padrões para assegurar a credibilidade e a qualidade dos serviços.

Qualidade no atendimento

Quem já teve algum problema durante o voo sabe como isso pode se tornar uma grande dor de cabeça se a companhia aérea não realizar um atendimento de qualidade.

A empresa deve ter uma equipe eficiente, tanto dentro do avião quanto nos canais de atendimento. Sendo assim, avalie a diversidade de canais de comunicação, o tempo de solução e a cortesia dos profissionais.

Há pesquisas e prêmios de reconhecimento, como o Prêmio Consumidor Moderno e o Melhores Serviços, do Jornal Estadão, que investigam o setor para identificar as linhas aéreas com excelência em serviços ao cliente.

Estrutura da aeronave e conforto

Esses dois fatores fazem a diferença em uma viagem, especialmente em voos mais longos. Por isso, é necessário analisá-los antes de escolher a companhia aérea.

As aeronaves modernas, geralmente, apresentam mais espaço no corredor e entre as poltronas, o que melhora a experiência durante a viagem, tanto em voos internacionais quanto domésticos.

A ANAC conta com um Programa de Avaliação Dimensional para analisar a distância entre as fileiras de assentos, e a Avianca é a única companhia brasileira classificada na faixa A.

Ou seja, os aviões apresentam um espaço maior entre as poltronas. Além disso, a empresa tem a frota mais jovem da América Latina, com aviões da Airbus.

Pontualidade

Embora a condição climática seja a principal causa de atrasos e cancelamento de voos, ainda existem outros fatores que contribuem para essa situação. Portanto, verifique a pontualidade da empresa.

Um atraso no voo pode comprometer sua viagem e resultar em problemas relacionados a compromissos com horário marcado, tanto em viagens a trabalho quanto a lazer.

Serviço de bordo

Também é importante pesquisar sobre os serviços de bordo. Afinal, eles podem representar um diferencial na viagem e tornar o período mais agradável.

Verifique a alimentação oferecida, analisando a qualidade, a diversidade dos alimentos e bebidas e se há tarifas pelo serviço. Caso você precise seguir uma dieta vegetariana ou restritiva, veja se a companhia aérea conta com cardápio alternativo.

Para ter uma boa experiência durante o voo, confira se há um serviço diferenciado, com comidas e bebidas de qualidade, sanduíches quentes e frios, além de refeições especiais, como cardápio no padrão VLML (ovo-lacto-vegetariana).

Entretenimento de bordo

Esse item pode parecer dispensável para algumas pessoas, mas contar com entretenimento de bordomelhora muito a experiência durante a viagem. Antes de escolher uma companhia aérea, verifique se ela oferece esse serviço.

Além disso, analise a qualidade do entretenimento. Observe se há tela individual na poltrona, programação de áudio e vídeo atualizada e variada, revistas, carregador USB, entre outros aspectos.

2Se o voo for longo, sem dúvida, você vai se beneficiar ainda mais dessas comodidades.

As empresas apresentam diferentes características e serviços, por isso, é importante avaliar os fatores listados acima antes de escolher uma companhia aérea para sua viagem. Assim, você garante que sua experiência seja a melhor possível!

Que tal voar com a Avianca Brasil na sua próxima viagem? Acesse o site e conheça nossos destinos!

Veja Também