Belo HorizonteCulturaisEsportivosGoiâniaNacionais

Férias de janeiro: incríveis locais para você visitar com sua família em 2019

15 de outubro de 2018 0 comentário

Com as férias de janeiro se aproximando, certamente as crianças já estão ansiosas para saber o local da próxima viagem em família. Nessas horas, é fundamental pesquisar com bastante atenção as variadas opções de destino, já que nem todo lugar é ideal para passear com os pequenos.

Se você ainda não definiu o seu roteiro para as férias de janeiro, fique tranquilo. A seguir, indicamos alguns destinos surpreendentes e com incrível potencial para diversão. Assim, você aproveita ao máximo o tempo de descanso ao lado de quem mais ama. Acompanhe!

Barra de São Miguel (AL)

Com bastante infraestrutura, Barra de São Miguel é a praia ideal para quem não quer abrir mão de conforto e praticidade. Localizada a 30 km da capital Maceió, a região abriga um dos balneários preferidos pelos locais.

E o grande diferencial é a versatilidade da praia: na maré baixa, fica repleta de piscinas naturais, enquanto na maré alta, aparecem fortes ondas. Estas, inclusive, fazem de São Miguel um lugar bastante procurado por surfistas.

A Praia do Gunga, um dos cartões-postais de Alagoas, também pode ser visitada a partir de Barra de São Miguel em um delicioso passeio de barco, que passa por pequenas ilhas e manguezais. À noite, a boa pedida é procurar uma das diversas tapiocarias que se espalham pelo centro de São Miguel e desfrutar da culinária local.

Bonito (MS)

Em tempo de férias, nada melhor do que renovar as energias e procurar o reequilíbrio físico e mental em meio à natureza. Para conseguir tudo isso e ainda passar um tempo de qualidade com a família em um lugar paradisíaco, a melhor escolha é Bonito.

Ao viajar com crianças de variadas idades para a região, aposte nos balneários. Localizados próximos a rios, esses lugares geralmente oferecem diferentes passeios, tirolesa, mergulho e playground. E você ainda pode desfrutar da presença de vários animais da fauna originária do pantanal, como araras e macacos.

Se as crianças já sabem nadar e têm mais de 5 anos, as opções de passeio ficam ainda mais variadas. São inúmeras as grutas, cachoeiras e trilhas existentes na região.

Caldas Novas (GO)

Muitas pessoas pensam que Caldas Novas é um destino que atrai somente a terceira idade. Mas não se engane! A região é a cara de férias em família e agrada a turistas de todas as idades.

As piscinas termais de Caldas Novas e da cidade vizinha, Rio Quente, são ideais para relaxar e tirar toda a tensão do dia a dia, graças a suas propriedades terapêuticas. No entanto, as opções não param por aí!

Quem curte adrenalina pode se divertir para valer em tirolesas, toboáguas e piscinas de ondas em alguns dos parques aquáticos da região. O mais famoso deles é o Hot Park, que fica dentro do complexo Rio Quente Resorts e oferece uma estrutura completa de lazer, com restaurantes, quiosques e quadras poliesportivas.

O grande diferencial é que o parque é abastecido por águas naturalmente aquecidas. 

Para ampliar ainda mais a experiência, a dica é fazer uma visita ao Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. A área de 123 km² fica a 5 km do centro de Caldas Novas e é repleta de muito verde, trilhas e cascatas para um delicioso banho.

Belo Horizonte (MG)

A capital mineira nem sempre foi uma opção óbvia de destino para passar as férias. No entanto, BH conta com uma incrível diversidade de atrações para toda a família, além, é claro, da deliciosa comida mineira!

O Circuito Cultural Praça da Liberdade é um cartão-postal da cidade composto por prédios históricos e variados museus, muitos interativos e com ótimas atividades para os pequenos. Alguns deles são o Espaço do Conhecimento UFMG, o Museu das Minas e do Metal, a Casa Fiat de Cultura e o Centro Cultural Banco do Brasil.

Outro passeio imperdível é a visita à Igreja São Francisco de Assis, projetada por Oscar Niemeyer e com painéis externos de Candido Portinari. A construção faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

Se a família quiser continuar desfrutando de um roteiro histórico e cultural, a grande pedida é se deslocar para a cidade de Brumadinho, a 60 km de BH, para conhecer Inhotim, que abriga um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do país e é considerado o maior museu a céu aberto da América Latina.

Os jardins, inspirados na obra de Roberto Burle Marx, são de tirar o fôlego!

Quer mais opções de arte? Próximas à capital também estão as cidades de:

  • Sabará,
  • Ouro Preto,
  • Mariana,
  • Tiradentes e
  • Diamantina

Elas são importantíssimas para a preservação do que foi o período Barroco no Brasil. Visite as deslumbrantes igrejas, passeie pelas ruas históricas e escolha um bom restaurante para provar a autêntica culinária mineira!

Morro de São Paulo (BA)

Geralmente, quando pensamos em Morro de São Paulo, logo vem à cabeça muita festa e badalação. Mas o que muita gente não sabe é que o destino, localizado a 2 horas e 30 minutos de Salvador, também pode ser uma incrível opção para as férias de janeiro com a família.

Isso porque Morro de São Paulo é um verdadeiro paraíso natural, com suas incríveis praias e piscinas naturais. Para quem quer descanso e convivência, o clima de sossego em meio à natureza pode render ótimas férias.

Essa também é uma oportunidade de conhecer parte da história do Brasil e alguns monumentos históricos. A Fortaleza de Tapirandú, tombada pelo Patrimônio Histórico desde 1938, por exemplo, é um dos melhores lugares para apreciar o pôr do sol. A Fonte Grande, a Igreja de Nossa Senhora da Luz e o Farol do Morro de São Paulo são outras ótimas opções para uma visita.

Como você viu, todos esses locais contam com incríveis sugestões de passeio para toda a família. Independentemente das preferências da sua turma, com certeza há um lugar ideal para vocês curtirem bons momentos e retornarem para casa com as energias renovadas. Então, está esperando o que para definir o roteiro das suas férias de janeiro?

Para continuar sua pesquisa sobre os melhores destinos para visitar com a família, acesse nosso guia completo sobre a Bahia!

Veja Também