Preparativos

Férias escolares: 4 destinos para viajar com a família

7 de dezembro de 2018 0 comentário

Quando se tem crianças em casa, a época mais aguardada certamente é a de férias escolares. É só se aproximar o final do ano que toda a turma fica ansiosa para descobrir qual é a programação do próximo período de descanso, não é mesmo?

Com tanta empolgação, os pais precisam ter muito cuidado para escolher o destino ideal. Do contrário, os pequenos podem ficar decepcionados com a falta de passeios adequados para eles. Afinal, as férias escolares servem para descansar e se divertir!

Para ajudar você nessa missão, apresentamos a seguir 4 opções de destino para curtir a viagem em família. Confira nossas sugestões!

1. Belo Horizonte

A capital mineira é muito procurada por quem deseja proporcionar aos filhos lazer e informação.

A Praça da Liberdade abriga um circuito cultural com vários espaços incríveis. O Museu das Minas e do Metal apresenta de forma interativa a história da mineração e da metalurgia. Já o Espaço do Conhecimento UFMG tem como ponto alto o Terraço Astronômico, onde os visitantes podem observar o céu e assistir às exibições do Planetário.

Há outros espaços que você não pode deixar de conhecer no Circuito Liberdade, como o Centro Cultural Banco do Brasil, a Casa Fiat de Cultura, o Centro de Arte Popular Cemig e o Memorial Minas Gerais Vale.

A visita à famosa Igrejinha da Pampulha — projetada por Oscar Niemeyer e decorada com painéis de Candido Portinari — é mais um programa imperdível. Outras opções são as cidades de Sabará, Ouro Preto, Mariana e Diamantina, que ficam nos arredores de BH e são símbolos do estilo Barroco no Brasil. Dá até para fazer um passeio de maria-fumaça de Tiradentes a São João del-Rei!

Brumadinho, a 60 km de BH, também não pode ficar de fora. Afinal, é lá que está Inhotim — um museu a céu aberto com um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do país. Somente o passeio pelos belíssimos jardins, inspirados na obra de Burle Marx, já vale a visita.

2. Salvador

Se nas férias escolares as crianças não abrem mão de ir à praia, Salvador é uma ótima opção. E há muita história e cultura a oferecer aos pequenos!

Fundada em 1549, a cidade ainda tem marcas do início da colonização do Brasil. Além disso, por ter recebido muitos negros escravizados, a região absorveu grande parte da rica cultura do continente africano — o que pode ser facilmente observado na capoeira, na religiosidade e no acarajé.

O Elevador Lacerda é um dos pontos turísticos que não podem ficar de fora do roteiro. Considerado o primeiro elevador urbano do mundo, ele leva os moradores da Cidade Baixa para a Cidade Alta. De lá, a vista para a Baía de Todos os Santos é de tirar o fôlego.

Chegando ao Pelourinho, principal destino turístico local, não é raro encontrarmos grupos como Olodum e Timbalada pelas famosas ladeiras. Esse é o lugar ideal para provar a autêntica culinária baiana e tirar lindas fotos.

Para presentear os amigos com uma lembrancinha especial, a visita ao Mercado Modelo deve ser prioridade. O casarão mantém a arquitetura neoclássica original, mesmo já tendo enfrentado dois incêndios, e também abriga rodas de capoeira e vários restaurantes.

3. Aracaju

Se a sua família gosta de natureza, aventura e sossego, considere passar as próximas férias escolares na capital de Sergipe. Com menos de 700 mil habitantes, Aracaju ainda cultiva um clima de cidade do interior e tem aos seus arredores incríveis pontos a serem explorados.

Um dos destaques mais exuberantes é o Cânion do Xingó, no Rio São Francisco, que tem o status de maior cânion navegável do mundo. O catamarã sai da cidade de Canindé, a 210 km de Aracaju, e o passeio pelo rio dura cerca de 3 horas. Um detalhe curioso: de um lado do Rio está o estado de Sergipe e, do outro, o estado de Alagoas.

Sergipe, que é o menor estado do Brasil, também faz divisa com a Bahia. Viajando 75 km a partir de Aracaju, o visitante chega ao Mangue Seco, vilarejo que ficou conhecido nacionalmente com a novela Tieta. As dunas de areia branca, o mar azul e os coqueiros formam a paisagem perfeita para um passeio de buggy.

Ali perto está a Praia do Saco, considerada uma das 100 praias mais bonitas do mundo, e a Ilha da Sogra, um banco de areia com extensão de 1 km que desaparece e aparece diariamente, conforme a maré.

Dentro da cidade de Aracaju, existem muitas opções de passeio. Não deixe de visitar a praia de Atalaia e seus belos arcos. Para provar a típica culinária local, os bares da Passarela do Caranguejo não podem ficar de fora.

4. Nova York

É difícil conhecer um adulto que não deseje conhecer os famosos cartões-postais de Nova York — como Empire State, Estátua da Liberdade, Times Square e Ponte do Brooklyn. Mas o que nem todo mundo sabe é que a cidade conta com alternativas incríveis também para a diversão dos pequenos.

Museu de História Natural é um dos passeios obrigatórios para quem gosta de fósseis de dinossauros. O filme “Uma noite no museu” foi gravado lá, o que desperta a curiosidade das crianças. Já o Museu da Cidade de Nova York abriga uma exposição com mais de 100 mil brinquedos antigos, entre muitas outras atrações.

O Central Park tem opções de diversão que vão desde os passeios de carruagem até famoso zoológico do filme Madacascar, com ursos polares, pinguins e leões-marinhos. E que tal assistir a uma superprodução da Broadway? O Rei Leão e Aladim são alguns dos musicais mais amados pela crianças.

Quem vai aos EUA também não quer dispensar a chance de fazer umas comprinhas, certo? A American Girl Place é um reino encantado com absolutamente tudo para bonecas. Já a Dylan’s Candy Bar é a perdição para os amantes de doces. E se a sua ideia é aproveitar as férias escolares de janeiro, o momento será perfeito para curtir um dos programa mais legais em NY: patinar na pista de gelo do Rockefeller Center.

Como você viu, existem muitas opções dentro e fora do Brasil para se divertir nas férias escolares. Mas lembre-se: para tudo dar certo e a viagem ocorrer sem transtornos, é necessário ter planejamento e bastante diálogo com as crianças.

Quer ter mais ideias para as próximas férias? Então, confira nossas dicas de como montar um roteiro de viagem com as crianças.

Veja Também