Gastronomia

Festival gastronômico: saiba quais são os melhores do Brasil

6 de março de 2019 0 comentário

O Brasil tem uma culinária rica em temperos e sabores, e ir a um festival gastronômico é uma excelente oportunidade de conhecer, e provar, os pratos do local.

Cada região ganha destaque por algum ingrediente ou prato. Cidades do Sul do país, por exemplo, são conhecidas pela habilidade com o churrasco e a influência alemã na culinária. Já no Nordeste, o diferencial fica pelos temperos e a influência indígena e africana.

Está planejando uma viagem para as férias ou feriados e quer descobrir alguns festivais gastronômicos para incluir no roteiro? Continue a leitura e veja boas opções!

Festival Ver-o-peso

Se você ainda não foi a Belém, procure visitá-la no fim de maio. Nessa época, você poderá unir os passeios, atrativos e paisagens da região a uma experiência gastronômica diferenciada, o Festival Ver-o-peso da Cozinha Paraense.

Esse é o maior festival gastronômico da Região Norte e promove um grande encontro entre chefs nacionais, internacionais e paraenses com o público. Na ocasião, acontecem aulas abertas, degustações, feira para a compra de produtos e um concurso popular para eleger o melhor prato do evento.

Confira o site oficial para se informar sobre a data e a programação da edição de 2019.

Festival Gastronômico de Búzios

Localizada no litoral sul do Rio de Janeiro, a cidade é um bom destino para visitar em julho, mesmo que seja inverno. O festival gastronômico, também conhecido por FestBuzios, é o responsável por atrair diversos turistas à região nessa época do ano.

O evento é bastante tradicional — em 2019, será organizada a 18ª edição — e uma excelente oportunidade para provar pratos diferentes. A missão será escolher o preferido entre os cerca de 80 restaurantes participantes.

O festival acontece em diferentes pontos da cidade e oferece menus que incluem entrada, prato principal e sobremesas com bom custo-benefício. Este ano, a festa será realizada entre os dias 5 e 14 de julho (somente aos fins de semana).

Petrópolis Gourmet

O Petrópolis Gourmet é outro bom evento da área gastronômica para visitar no estado do Rio de Janeiro. O município fica a cerca de 70 km da capital carioca e, tradicionalmente, durante o mês de novembro, organiza um movimentado festival gastronômico.

O evento oferece menus elaborados com ingredientes produzidos na região e é repleto de muito aroma e sabor. Além da participação dos restaurantes da cidade, também há a presença de chefs renomados que organizam oficinas de culinária.

Festival Brasil Sabor

Esse é o maior festival gastronômico do planeta, registrado pelo Guinness Book, e acontece em todo o país. Ele tem como objetivo divulgar e valorizar a culinária brasileira. A ideia é que cada restaurante elabore um prato inédito com ingredientes regionais.

O Festival Brasil Sabor é bastante tradicional. Em 2018, foi realizada a 13ª edição, que contou com mais de 500 restaurantes em todo o território nacional. Entre as cidades participantes, estavam Curitiba, Fortaleza, Florianópolis, São Paulo, Blumenau, Maceió, entre outras.

Festa da Marejada

A Festa da Marejada de Itajaí é outro bom local para visitar um festival gastronômico, repleto de comida e animação.

Os ingredientes principais são os pescados e frutos do mar, mas o cardápio é bastante diversificado e inclui itens para todos os gostos. A festa conta com diversos restaurantes participantes, alguns com influência portuguesa. Entre os pratos oferecidos no último evento, estavam: caldeirada de frutos do mar, ostras no vapor, bolinho de sardinha e bacalhau com natas.

O festival acontece em Itajaí na primeira quinzena de outubro. Para visitar a região, você pode desembarcar no aeroporto de Navegantes, cidade vizinha, ou em Florianópolis, a cerca de 100 km de distância.

Festival Fartura Brasil

O evento busca valorizar e divulgar a culinária brasileira e é uma ótima oportunidade para que os amantes da gastronomia conheçam novos chefs, pratos e sabores.

O Festival Fartura Brasil acontece em diferentes cidades ao longo do ano e tem uma programação recheada com atrações gastronômicas e artísticas. Se você estiver pela região na data, essa é uma boa sugestão para incluir no roteiro.

Entre os locais que já constam no calendário do festival para 2019, estão: Brasília (23 e 24 de março); Porto Alegre (11 e 12 de maio); São Paulo (03 e 04 de agosto); Belo Horizonte (21 e 21 de setembro) e Fortaleza (26 e 27 de outubro).

Festa do Morango de Atibaia

A Festa das Flores e do Morango é um evento bastante tradicional do interior paulista e pode ser uma boa opção para diversificar a programação do fim de semana e experimentar novos sabores.

Atibaia fica a cerca de 60 km de São Paulo e é conhecida pela grande produção de morango e flores. Durante o evento, os visitantes podem provar sobremesas feitas com a fruta, além de uma área gastronômica com restaurantes de culinária japonesa e outros estabelecimentos com quitutes diversos.

Em 2019, a festa acontece entre os dias 30 de agosto e 22 de setembro, sempre às sextas, sábados e domingos, no Parque Municipal Edmundo Zanoni.

Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis

Pirenópolis, que fica a cerca de 170 km de Brasília, é um bom destino para entrar em contato com a natureza e praticar turismo de aventura. Além disso, o município conta com um evento para valorizar e divulgar a culinária do cerrado, que apresenta alimentos como pequi e castanha de baru.

O festival acontece desde 2003, e todos os anos recebe diversos visitantes, além de chefs e profissionais da área. A programação inclui feira gastronômica, aulas de culinária para crianças, aula-show e apresentações artísticas.

Geralmente, acontece em um dos fins de semana de agosto no salão paroquial e em alguns estabelecimentos da cidade.

Essas foram nossas dicas para quem deseja visitar um festival gastronômico. Há diversos eventos desse estilo espalhados pelo país, e são uma boa oportunidade para provar alimentos diferentes e aprender mais sobre a culinária e a cultura de determinada região.

Gostou de saber mais sobre os festivais gastronômicos do Brasil? Conhece algum amante da gastronomia que adoraria ver essas dicas? Então, compartilhe este texto em suas redes sociais para que seus amigos e familiares fiquem por dentro do assunto!

Veja Também