Apoios e PatrocíniosExperiência AviancaNovidadesSociais

“Donas do Ar”: Saiba como foi a Formatura de Pilotas da Avianca

13 de julho de 2018 5 Comentários

Avianca realiza a primeira formatura exclusivamente feminina de pilotos da aviação comercial brasileira! O evento é parte do projeto “Donas do Ar”. Uma parceria da linha aérea com a ONU Mulheres e a Maurício de Sousa Produções. A iniciativa visa aumentar a igualdade de gênero no mercado de trabalho e nos céus. Parabéns Pilotas da Avianca!

Confira como foi o evento!

Painel com convidadas

Pilotas da Avianca

Antes da cerimônia oficial de entrega de diplomas, a Avianca organizou um Painel com Convidadas. O objetivo era discutir o empoderamento feminino e a equidade de gênero no mercado de trabalho. O evento teve transmissão ao vivo pelo Facebook da aérea.

Participaram do bate-papo a jornalista Glória Maria, a executiva Mônica Sousa, a comandante Jaqueline Guglielmi e a diretora de RH Patrícia Nicieza, ambas da Avianca Brasil. A mediação ficou por conta da jornalista Mônica Salgado.

Mônica Sousa falou sobre o “Donas da Rua“. O projeto que usa o exemplo de mulheres empoderadas para mostrar às meninas que elas podem ser o que elas quiserem. Dessa forma, as crianças aprendem que o gênero não é importante na tomada de decisão da profissão, desmistificando esteriótipos.

Glória Maria contou histórias do começo de sua carreira e do fato de seu pai nunca ter aprovado sua escolha profissional. A jornalista ressaltou ainda a importância de se ter mulheres no comando como forma de acelerar a mudança da mentalidade da sociedade.

Patrícia Nicieza ressaltou os esforços da Avianca Brasil em promover a equidade de gênero na empresa. Exaltou a competência das colaboradoras da companhia. Além de compartilhar sua trajetória profissional, suas inspirações e incentivos para atingir o sucesso na sua carreira.

Jaqueline Guglielmi foi a grande estrela do debate. Foi ela quem recebeu a maior quantidade de perguntas e tirou muitas dúvidas das convidadas em relação a sua história e ao seu dia a dia como comandante. Jaque parabenizou as colegas Pilotas da Avianca e deixou claro que esse é só o começo de uma jornada cheia de desafios.

Coquetel com entrevistas

Jornalistas de grandes veículos nacionais acompanharam o evento e aproveitaram a parada para o coquetel para realizar as entrevistas com as Pilotas da Avianca. Entre câmeras, gravadores e anotações, as formandas puderam contar suas experiências e se dar conta do momento histórico que estavam vivendo.

Cerimônia de Formatura de Pilotas da Avianca

Pilotas da Avianca

Além de mediar o painel, Mônica Salgado foi a escolhida para comandar a cerimônia de formatura de Pilotas da Avianca. Esse momento celebra e reconhece os esforços das profissionais que passaram por seis meses de treinamento como colaboradoras da companhia.

Frederico Pedreira, presidente da Avianca Brasil, subiu ao palco para homenagear as formandas. Ele contou que no começo do projeto, em 2017, o quadro de tripulantes técnicos mulheres era de menos de 2%. Atualmente, essa porcentagem atingiu a marca de 5%, tornando a maior representatividade entre as aéreas brasileiras.

O presidente deixou claro que o “Donas do Ar” continua, a expectativa é aumentar em 10% o número de pilotas a cada ano.  Dessa forma,  incentivar o ingresso das mulheres nos cursos de especialização e formação para pilotos.

O Comandante Wladimir Pinchero e a diretora de RH Patrícia Nicieza também discursaram para demonstrar a alegria de fazer parte do projeto. Além do orgulho das profissionais que possuem excelência técnica, força e determinação. Mônica Sousa finalizou as homenagens falando da importância da formação da turma de pilotas para as meninas.

Enfim, a hora que todos esperavam: a entrega dos diplomas para as 16 co-pilotas. Ou seja, do momento recheado de alegria, reconhecimento e emoção.

Para terminar a cerimônia, todas assinaram um compromisso com a companhia aérea de sempre buscar a excelência no desempenho técnico. disciplina, responsabilidade e o melhor ambiente de trabalho alinhados com a cultura organizacional da Avianca Brasil.

Coquetel de Encerramento

Um coquetel com comidas e bebidas deliciosas encerrou o evento! Momento especial em que todos os presentes brindaram e comemoraram de forma descontraída as conquistas das Pilotas da Avianca.

Avianca Brasil assina termo de compromisso com a ONU Mulheres!

Veja Também

5 Comentários

Gabrielle de Oliveira 18 de julho de 2018 at 19:18

Avianca, meu sonho é ser pilota! Eu gostaria muito de saber como faço para participar do “Donas do ar”?

Responder
Marina 24 de julho de 2018 at 00:19

Achei fantástico a iniciativa!! Quando abrirá novas turmas? E como funciona o programa?

Responder
Franz Stuksa 17 de agosto de 2018 at 07:52

Klasse, das die AVIANCA einen grossen Wert gibt fur die Fraun. Das ist eine Ehre für die Firma, den die Frauen haben eine grosse Kapazität und Verantwortung. Wünsche EUCH ( das NEUE TEAM ) viel Erfolg und Ergebnisse.

Responder
Jose Luis Rodriguez Castro 17 de agosto de 2018 at 10:10

Parabéns a Avianca por levar adiante o projeto Donas do Ar que torna o mercado mais igualitário e melhora a diversidade de ideias.

Cliente amigo 5101663773

Responder
Silvana 20 de agosto de 2018 at 10:34

Ontem 19/08, tive o privilégio de voar Salvador-Petrolina,comandada por uma pilota,e que categoria de pouso,suave como as mulheres, senti orgulho de ver uma empresa que admiro, valorizando e oportunizando nós mulheres a mostrar o nosso potencial.
Parabéns a estas grandes mulheres e a Avianca por acreditar em nós.

Responder