Preparativos

Não sabe como tirar o passaporte? Veja aqui um passo a passo

26 de março de 2019 0 comentário

Apesar de o Brasil ter lugares incríveis para conhecer e curtir, viajar para o exterior também é interessante. Existem países com culturas, idiomas e locais fascinantes para ser explorados. Mas antes de comprar as passagens, é preciso saber que você vai precisar do passaporte. O documento é essencial para qualquer viajante sair do país.

Para ajudar você a se programar e aprender como tirar o seu passaporte, preparamos este post. Aqui, terá um passo a passo de para ter seu documento em mãos. Confira!

O que é um passaporte?

Antes de tudo, é importante entender do que se trata o passaporte. O documento serve para identificar a pessoa como cidadã de uma determinada nação. Além disso, permite que o viajante passe a fronteira de outro país para diversos objetivos.

Por aqui, o documento é emitido pela Polícia Federal. Caso esteja em domicílio internacional, é preciso requerer o passaporte na embaixada brasileira. Desde julho de 2015, existe um novo modelo de passaporte com validade de 10 anos para os adultos. Outra mudança foi a retirada do brasão da República da capa e inclusão de itens biométricos para evitar falsificações.

Para os cidadãos menores de idade, o prazo varia de acordo com os anos de vida. Para recém-nascidos e bebês de até 11 meses, a validade é de 1 ano. Já para os pequenos até 3 anos, segue o tempo relativo à idade. Entre 4 e o fim da adolescência, o passaporte expira em 5 anos.

Tipos de passaporte

São 4 categorias do documento emitido pelo governo federal. O mais comum é aquele destinado aos turistas brasileiros. Veja as principais características de cada um deles.

Estrangeiros

Os beneficiados com esse documento são os estrangeiros residentes no Brasil e os refugiados. As pessoas sem nacionalidade e aqueles que pediram asilo por diferentes razões estão incluídos também nessa categoria.

Laissez-passer

O termo laissez-passer, que em francês significa deixa passar, se refere aos cidadãos de nações em que não há relações diplomáticas com o Brasil. Um exemplo é o país de Kosovo.

Emergencial

Para as pessoas que não podem esperar todos as etapas do pedido do passaporte, existe o documento emergencial. O requerimento deve ser comprovado em casos específicos como na realização de ajuda humanitária, de saúde ou trabalho.

Deve ficar claro no pedido que a recusa de ir à viagem, pode causar sérias consequências à pessoa. O preço da taxa é maior e a validade é de um ano. A entrega não precisa ser agendada e a pessoa tem o documento em até 24 horas.

O que é preciso para tirar o passaporte?

A primeira etapa para pedir seu passaporte é reunir toda a documentação exigida pela PF. Abaixo, você confere a lista:

  • identificação original, CNH ou carteira de trabalho;
  • CPF;
  • certidão de nascimento para os menores de 12 anos;
  • título de eleitor e comprovante de votação, justificativa ou pagamento de multa na última eleição;
  • comprovante de quitação com o serviço militar, se tiver idade entre 19 e 45 anos.

Caso tenha mudado o seu sobrenome, é necessário levar um documento que justifique a alteração. Como por exemplo em casos de casamento ou de divórcio. Já para os demais tipos de passaportes, como o emergencial, para estrangeiros e os de laissez-passer, basta acessar o site da Polícia Federal.

Como pedir o documento?

Com tudo em mãos, você pode seguir os passos a seguir. 

Preencher o formulário pela internet 

Ao entrar no site da Polícia Federal, você deverá preencher o formulário eletrônico disponível. É bem simples de fazer, basta prestar bastante atenção para não errar as informações. Após completar com base em seus documentos, chega a hora do segundo passo. 

Imprimir e pagar a GRU

Depois do preenchimento do formulário, você deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União, ou simplesmente GRU. Nela, consta o valor de R$ 257,25, que pode ser pago em qualquer agência bancária, dos Correios ou lotéricas.

Agendar e comparecer ao atendimento em um dos postos da PF

Com o pagamento realizado, o próximo passo é fazer o agendamento na PF. Você deverá comparecer, de preferência, em um dos postos mais próximos de sua residência. No dia e horário previamente marcados, haverá uma pequena entrevista com um agente da polícia federal. Não se preocupe, pois a conversa é rápida bem simples.

Os agentes recolhem as suas impressões digitais e tiram uma fotografia do seu rosto. É aconselhável que as crianças pequenas levem uma foto para facilitar o atendimento. Ao término do procedimento, você receberá um protocolo com a data para buscar o seu passaporte. O prazo estipulado é em até seis dias úteis.

Quando e como retiro o meu passaporte?

Por fim, chegamos na última etapa da emissão do seu passaporte. Vá ao posto da Polícia Federal no dia agendado com o protocolo ou um documento de identificação. A entrega é feita somente ao próprio requerente e por ordem de chegada. O prazo para retirada é de até 90 dias. O pedido pode ser cancelado em caso de não-comparecimento.

Para amenizar a expectativa, você pode consultar o andamento da solicitação. Ainda é importante destacar que em muitos casos pode haver atrasos na entrega. Os motivos vão desde greves ou até falta de recurso para emissão do passaporte.  

Vale lembrar ainda que, para emissão dos passaportes de menores de 18 anos, é exigida a autorização dos responsáveis. Nesses casos, existem os modelos disponíveis no próprio site da PF para serem preenchidos. Também é necessário a criança ou adolescente estar presente no dia do pedido e da retirada.

Viu só como tirar o passaporte pode ser bem simples? Basta seguir o nosso passo a passo e você o terá em suas mãos sem muita demora. Depois, basta escolher o seu destino, planejar a sua viagem e seguir rumo a outro país. Só não se esqueça de aproveitar e curtir ao máximo a sua estadia com responsabilidade.

Agora que você já conferiu como tirar o passaporte, compartilhe esse post em suas redes sociais. Com certeza seus amigos vão gostar de pegar essas dicas. Até a próxima!

Veja Também