Dicas de ViagemPreparativos

O que é melhor: viajar de carro ou de avião? Veja nosso comparativo!

17 de setembro de 2018 0 comentário

As diferenças entre viajar de carro ou de avião causam dúvidas em muitos turistas. E não é para menos, afinal, as duas modalidades apresentam vantagens.

O planejamento da viagem deve ser feito com atenção para que o período resulte em boas experiências e lembranças. Por isso, além de definir a hospedagem e o roteiro, é importante escolher o meio de transporte adequado.

viajar de carro ou de avião

Pensando nisso, no post de hoje, vamos mostrar o que você deve considerar antes de escolher viajar de carro ou de avião. Continue a leitura e saiba mais!

Quando a viagem de carro é mais indicada?

As viagens de carro, geralmente, são mais indicadas para trajetos de curta duração. Assim, o motorista e os acompanhantes não ficam cansados com o percurso.

Para viagens organizadas em cima da hora, essa modalidade também pode ser mais interessante. Como nesses casos é um pouco mais difícil encontrar assentos livres em voos com horários convenientes, o trajeto terrestre se torna uma boa opção.

Quem deseja visitar mais de uma cidade, e tem um tempo longo para o passeio, pode optar pela viagem de carro para apreciar a paisagem e ter mais flexibilidade no percurso. Contudo, antes de planejá-la, é importante pesquisar sobre a situação das rodovias e fazer um levantamento dos custos com pedágio e gasolina, além da manutenção do veículo.

Algumas pessoas preferem viajar de carro para facilitar o deslocamento no destino, contudo, é preciso avaliar bem esse fator. Em determinadas regiões o trânsito é intenso, o que pode prejudicar o passeio. Em muitos casos, a melhor alternativa é optar pelo transporte público ou aplicativos de táxi.

Quando a viagem de avião é a melhor opção?

A principal diferença entre viajar de carro ou de avião é a rapidez, já que com o transporte aéreo é possível chegar em um tempo menor ao destino.

Para você ter uma ideia, o deslocamento entre São Paulo e Salvador por via terrestre dura cerca de 26 horas, sem considerar o período de pausas para refeições, pernoite e etc. Já o percurso de avião dura aproximadamente 2 horas e 20 minutos.

Além da viagem de avião ser a melhor opção para longas distâncias, ela também é indicada em outros casos. Confira!

Viagem solo

Se você pretende viajar sozinho, o deslocamento aéreo pode apresentar melhor custo-benefício e mais comodidade.

Para saber se essa opção é a mais vantajosa, é preciso calcular os custos com combustível, pedágios e desgaste do carro. Como não haverá amigos para dividir a conta e o volante, dependendo da distância, viajar de avião será mais econômico.

Além disso, você pode parcelar o valor da passagem para tornar a viagem mais acessível, ou ainda utilizar um programa de milhas.

Período curto para a viagem

Conseguiu uma folga ou tem poucos dias de férias? Nesses casos, a viagem de avião é a melhor alternativa. Assim, você pode aproveitar o tempo livre para passear pela cidade, conhecer os atrativos da região, entre outras atividades.

Em feriados, por exemplo, a movimentação nas estradas é intensa, por isso, o avião é mais vantajoso para quem não quer perder o tempo de folga no trânsito.

Baixa temporada

Planejar uma viagem na baixa temporada é bastante positivo, pois você encontra locais mais vazios, além de hospedagens e voos com bom custo-benefício.

Antes de definir viajar de carro ou de avião, verifique os preços das passagens aéreas. Em muitos casos, elas podem ser mais econômicas que os custos de um trajeto de carro.

Promoção de passagens

As tarifas promocionais também tornam a viagem de avião economicamente mais vantajosa. Cadastre-se no site da companhia aérea para receber informativos sobre descontos e fique atento às promoções.

Outros diferenciais da viagem de avião são a segurança e a tranquilidade para o deslocamento, já que muitos trechos rodoviários têm estradas de má qualidade e excesso de caminhões.

Como escolher a melhor modalidade?

Acima listamos as principais características de cada modalidade. No entanto, a escolha entre viajar de carro ou de avião dependerá de seus interesses, do perfil da sua viagem, além do tempo e orçamento disponíveis.

Faça um levantamento dos custos e veja o que é mais importante no seu caso. Se você não teve tempo de planejar o passeio, mas o local é próximo, o carro pode ser uma boa alternativa.

Agora, se você quer priorizar o tempo no destino ou ter mais conforto para o deslocamento, por exemplo, a viagem de avião será a melhor opção.

Como se preparar para uma viagem de avião?

Você analisou as principais diferenças entre viajar de carro ou de avião e optou pelo transporte aéreo? Essa modalidade tem algumas particularidades e recomendações. Veja, a seguir, como se preparar para a viagem:

  • pesquise as passagens. Analise o valor das passagens com antecedência para conseguir bons horários e valores;
  • prepare a bagagem. As bagagens da viagem de avião devem ter peso e dimensões adequadas. A mala de mão, por exemplo, não pode ter mais de 10kg. Se você adquirir franquia de bagagem, poderá despachar uma mala de até 23kg;
  • separe a documentação. Para o embarque em voos domésticos é preciso apresentar um documento original com foto;
  • planeje a chegada ao aeroporto com antecedência. Em voos nacionais, o recomendado é chegar cerca de 1 hora antes do horário de embarque para realizar o check-in e despachar as malas;
  • faça o check-in online. Para facilitar os procedimentos de embarque, você pode realizar o check-in online a partir de 72 horas antes do voo;
  • prepare sua mala de mão. Cada passageiro pode embarcar com uma mala de mão e um item pessoal. Separe os produtos que podem ser necessários durante o voo, como blusa de frio, itens de higiene e remédio, e coloque-os nesse acessório;
  • cuidado com a alimentação antes do voo. Se você tem enjoo em viagens de avião, evite consumir alimentos pesados ou bebidas alcoólicas antes de embarcar.

Esses são os pontos que devem ser considerados antes de decidir viajar de carro ou de avião. Esperamos que o texto tenha esclarecido suas dúvidas e que você tenha uma boa experiência em sua próxima viagem!

E que tal começar a organizar sua viagem de avião hoje mesmo? Acesse o site da Avianca e conheça nossos destinos nacionais!

Veja Também