CuiabáDestinosNacionais

O que fazer em Cuiabá? Conheça as Principais Atrações!

4 de outubro de 2018 0 comentário

Não sabe o que fazer em Cuiabá? Não se preocupe, reunimos as principais atrações da capital do Mato Grosso para você aproveitar o melhor da cidade em um curto período de tempo. Confira!

O que fazer em cuiabá

#1 Comer Bolo de Arroz e Chipa de Queijo

O Bolo de Arroz da Dona Eulália é o mais famoso de Cuiabá. Porém, o que faz com que algumas pessoas não consigam prová-lo é o horário de funcionamento da lanchonete, das 5h30 às 10h. Vale a pena se programar para experimentar a iguaria! Outra opção bastante tradicional é o Bolo de Arroz & Companhia que fica aberto o dia todo. Os dois locais também vendem as deliciosas Chipas de Queijo.

#2 Passear pelo Centro Histórico

Durante um passeio pelo centro histórico, é possível observar alguns prédios antigos com arquiteturas originais preservadas. Além disso, visite a Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, construída em torno de 1730 e a Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Aproveite ainda para conhecer o Palácio da Instrução que abriga a Biblioteca Pública Estadual e exposições de arte.

#3 Conhecer o Museu da Caixa d´Água e o Santuário

O Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho fica no alto de um morro e possui estilo neogótico. Entre a arquidiocese e o museu, você pode passar pelo Centro Geodésico da América do Sul, que é um monumento que marca o ponto central do subcontinente. O Museu fica dentro de uma antiga Caixa D´Água que abasteceu a cidade de Cuiabá por 142 anos. Nele, estão objetos e registros que contam a história do local.

#4 Ir ao Parque Mãe Bonifácia

Cuiabá

O principal parque da cidade é hoje uma área de preservação da fauna e da flora do cerrado, mas já foi um quilombo. Próximo ao espaço viveu Mãe Bonifácia, uma idosa negra que facilitava o controle ao acesso dos escravos rebelados ao local. Dentro do parque há playground para a criançada e locais para a prática de exercícios.

#5 Visitar a Casa do Artesão e o Sesc Arsenal

Vale muito a pena visitar a Casa do Artesão e o Sesc Arsenal se você quiser se aprofundar na cultura do Mato Grosso! Na Casa do Artesão há objetos, alimentos e bebidas produzidos por artistas cuiabanos que valorizam as matérias primas da região. Perfeito para achar aquela lembrancinha para a família.

Quer saborear uma boa comida e mergulhar na cultura cuiabana? Vá ao Sesc Arsenal no Bulixo! O evento acontece todas as quintas-feiras à noite e traz uma grande variedade de comidas típicas do Mato Grosso, como: peixes de água doce, arroz Maria Isabel, farofa de banana, paçoca, jacaré e muito mais. Além disso, há música ao vivo e artesanato. Os preços são bem em conta.

#6 Comer em um restaurante típico

Além de provar as delícias cuiabanas no Sesc Arsenal, você pode também ir aos restaurantes que oferecem comidas típicas. Neles, os carros-chefe sempre são receitas com peixes de água doce, como: pintado, pacu e piraputanga. Os mais conhecidos são a Peixaria Popular, a Lélis Peixaria, a Peixaria Sabor Cuiabano e o Restaurante Porto da Conceição.

#7 Curtir a noite de Cuiabá

Os bares mais disputados de Cuiabá estão na região da Praça Popular. Se você quiser um ambiente com música sertaneja ao vivo, vá ao Ditado Popular. Se procurar por algo um pouco mais tranquilo, escolha o Bar do Azeitona. Tudo com ótimos aperitivos e opções de cervejas. Há ainda o Salomé Bar e o Hookerz.

Um pouco mais afastado da praça está o Choppão. O lugar é perfeito para quem quer degustar um rodízio de escaldado cuiabano, O prato é um caldo com basicamente ovos, frango e tomate. Vale ainda pedir o Chopp Cozumel com limão, gelo e mel.

Outro lugar legal para curtir a noite em Cuiabá, que pode ser para a família toda, é o Parque das Águas. O show das águas é encantador e acontece às 20h e às 21h30. Dentro do parque há vários bares recomendados para o Happy Hour, inclusive com música ao vivo, e restaurantes. Dê uma volta no lago e escolha qual combina mais com você!

#8 Explorar a Chapada dos Guimarães

Chapada dos Guimarães

Aproveitar que se está em Cuiabá e fazer ao menos um bate e volta à Chapada dos Guimarães torna a sua viagem bem mais completa e enriquecedora. A chapada está a apenas 69 quilômetros do aeroporto da capital do Mato Grosso. O trajeto pode ser feito de carro ou de ônibus.

O acesso ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é gratuito, porém é preciso ficar atento quanto à necessidades de guias e aos horários para entrada e saída das trilhas. As principais atrações são a Cachoeira dos Namorados, a Cachoeirinha e o Mirante do Véu de Noiva.

Você pode ainda passear pelo centro da cidadezinha da Chapada e curtir o pôr do sol nos mirantes do Morro dos Ventos. Outro passeio bacana é ir até a Fazenda Água Fria e conhecer o complexo de cavernas Aroe-Jari, a Gruta da Lagoa Azul e a Caverna Kiogo Brado. Viva esse momento único com a natureza!

Garanta a sua passagem aérea para Cuiabá com ótimos preços!

Desbrave o Centro-Oeste e saiba o que fazer em Campo Grande, Goiânia e Brasília!

Veja Também