Experiência Avianca

Onde vai passar o carnaval? Veja aqui os melhores destinos!

30 de novembro de 2018 0 comentário

Está em dúvida sobre onde passar o carnaval? Em 2019, a terça-feira de carnaval vai cair no dia 5 de março. Então, se você quer aproveitar o feriado para curtir a folia no Brasil, comece a organizar a viagem!

Afinal, o período é considerado como alta temporada por todo o país. Por isso, para encontrar boas opções, é importante definir o destino e pesquisar hotéis e passagens aéreas com antecedência.

Quer descobrir quais são os melhores destinos brasileiros para viajar no carnaval?  Veja abaixo a lista que preparamos!

Para ver desfiles de escola de samba

Rio de Janeiro e São Paulo abrigam os maiores desfiles de escolas de samba. A disputa pelo título de campeã nas duas cidades é bastante concorrida e as agremiações passam o ano trabalhando em carros alegóricos, fantasias e samba-enredo para encantar o público e os jurados.

Rio de Janeiro

Os desfiles na Marquês de Sapucaí atraem moradores e turistas brasileiros e estrangeiros. A apresentação do grupo especial, realizada no domingo e na segunda-feira de carnaval, é a mais procurada pelos visitantes.

O valor do ingresso varia de acordo com o setor. Há lugares na arquibancada, cadeiras individuais e frisas, que ficam bem próximas à passarela.

Além de assistir à apresentação das escolas de samba, os turistas também podem aproveitar as praias da cidade e outras atrações ao longo do dia. Contudo, é importante verificar o trajeto com atenção, já que algumas áreas ficam interditadas devido à realização dos blocos de rua.

São Paulo

Realizado no Sambódromo do Anhembi, o evento atrai moradores e turistas que prestigiam os desfiles das escolas do grupo especial e de acesso durante todos os dias do carnaval.

Durante o dia, você pode incluir no roteiro a ida a restaurantes, bares e cafeterias da cidade, além de conferir a programação do carnaval de rua e de casas noturnas.

Para passar o carnaval ao som de trios elétricos

Se você quer um feriado repleto de agito, estes são os lugares!

Salvador

Salvador é o principal destino quando se fala em carnaval com trio elétrico. Por lá, artistas conhecidos como Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Chiclete com Banana realizam shows que arrastam multidões durante os dias de folia.

O carnaval é dividido em circuitos, como Barra-Ondina, Campo Grande e Batatinha-Pelourinho. As atrações mais concorridas se concentram no trecho Barra-Ondina, também conhecido por Dodô, que vai do Farol da Barra até a Praia de Ondina.

Se você não quiser acompanhar os trios elétricos, pode reservar os camarotes da região para curtir o carnaval com uma estrutura diferenciada. Além disso, vale aproveitar a viagem para provar a culinária local e visitar alguns dos pontos turísticos da cidade.

Destinos para curtir blocos de rua

Deseja curtir a folia pelas ruas? Ainda não sabe onde passar o carnaval? Boas opções estão em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte!

São Paulo

Nos últimos anos, houve um crescimento no carnaval de rua da capital paulista. Em 2018, 9 milhões de pessoas curtiram a festa nas ruas e no sambódromo e mais de 500 blocos desfilaram por toda a cidade.

Entre os blocos que mais atraem foliões, destacam-se o Bloco Baixo Augusta, o Bloco Casa Comigo e os blocos comandados por cantores famosos. O carnaval de rua de São Paulo é bastante diversificado e conta com blocos grandes com trio elétrico, blocos pequenos e blocos infantis, entre outros.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um destino bastante conhecido quando se fala em blocos de rua. A cidade tem blocos tradicionais como o Cordão da Bola Preta, que completou 100 anos em 2018, a Banda de Ipanema e o Suvaco do Cristo.

Eles são bastante ecléticos e há opções para todos os gostos, com blocos de marchinhas, funk, samba e axé, inspirados em clássicos do rock (Bloco Sargento Pimenta), entre outros. Milhões de turistas visitam a capital carioca nessa época do ano para curtir o carnaval de rua, as praias e os pontos turísticos.

Belo Horizonte

De alguns anos para cá, Belo Horizonte também ingressou no roteiro carnavalesco dos foliões e se tornou uma ótima opção para curtir a festa. Mais de 400 blocos desfilaram pela cidade em 2018 e, de acordo a prefeitura, o público total da folia foi de 3,8 milhões de pessoas.

Os turistas que visitam a capital mineira encontram uma programação de blocos diversificada, desfiles de escola de samba e shows em palcos distribuídos pela cidade, entre outras atrações.

Destinos para curtir um carnaval tradicional

Para mergulhar na cultura por trás da data, estas são as cidades a conhecer!

Recife e Olinda

Quem quer curtir o feriado em um local eclético encontra uma boa opção em Recife. A folia na capital pernambucana inclui desfiles, trios elétricos e blocos.

Além disso, ela é conhecida mundialmente pelo Galo da Madrugada, considerado pelo Guinness Book o maior bloco carnavalesco do mundo desde 1995. O bloco sai na manhã do sábado de carnaval e, nos últimos três anos, reuniu cerca de 2,5 milhões de foliões.

Com muito frevo e maracatu, Olinda também tem um carnaval animado e regado a ritmos característicos da região. A programação inclui desfiles de bloquinhos e agremiações, além de festas em camarotes com artistas famosos. Um dos pontos altos da folia é o desfile dos tradicionais Bonecos de Olinda, estruturas coloridas e com mais de dois metros de altura que circulam pelo centro histórico.

Ouro Preto

A pouco mais de 100 km do aeroporto de Belo Horizonte, Ouro Preto é outro destino animado para passar o carnaval. A cidade recebe um público jovem interessado nas festas e pacotes organizados pelas repúblicas de estudantes espalhadas pela região. Normalmente, os pacotes incluem hospedagem, alimentação, open bar e abadás para participar dos blocos.

O carnaval de Ouro Preto é bastante tradicional no estado mineiro. Além das festas das repúblicas, a programação inclui blocos e shows de estilos variados.

Esperamos que a lista acima esclareça suas dúvidas sobre onde passar o carnaval.  Como deu para perceber, há diversas cidades perfeitas para curtir os dias de folia com muita música e animação.

Gostou do texto? Acha que ele pode ser útil para outras pessoas? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também descubram os melhores destinos para passar o carnaval!

Veja Também