Dicas de ViagemPreparativos

Principais tipos de mala para sua viagem de avião

24 de agosto de 2018 4 Comentários

São tantos tipos de mala que fica difícil definir qual é a melhor, não é mesmo? As principais diferenças estão no tamanho e nos materiais dos produtos. Mas, há ainda outros fatores que devem ser analisados para a escolha da mala perfeita!

É fundamental ter um equipamento apropriado para suas necessidades e para o porte de sua viagem. Do contrário, isso pode gerar transtornos, como dificuldades para locomoção, peso e tamanho acima do permitido, Além de confusão com a bagagem de outros passageiros, entre outros imprevistos.

Se você precisa comprar uma mala para sua viagem e está com dúvidas sobre qual modelo escolher, acompanhe o texto e veja quais critérios considerar antes de tomar sua decisão. Boa leitura!

Quais as principais diferenças das malas?

Tanto as viagens mais curtas quanto as mais longas, como férias ou destinos internacionais, precisam de uma bagagem adequada. Afinal, ela é essencial para levar os itens que você utilizará no passeio. Evite transtornos como a falta de peças de frio ou de um tênis para atividades esportivas.

Além de ficar atenta para não esquecer nada importante, é necessário investir em malas com boa estrutura. Para armazenar seus objetos pessoais de forma segura e evitar que elas quebrem durante a viagem. Veja a seguir as principais características das malas:

Tamanhos

Normalmente, as malas de viagem são classificadas em P, M ou G, mas pode haver variações na dimensão e na capacidade, de acordo com cada marca.

O tamanho da mala ideal dependerá da duração de seu passeio e da temperatura do local. Quem embarca em um feriado para destinos de praias pode adquirir uma mala menor. Já em viagens para destinos de inverno, como o Chile, é necessário investir em um produto maior para acomodar casacos e botas.

Entretanto, é preciso tomar um certo cuidado com malas muito grandes, a não ser que você realmente precise, pois elas podem ficar muito pesadas e difíceis de carregar.

Materiais

Hoje em dia, as principais malas encontradas no mercado são de tecido semiflexível ou rígidas. A grande diferença está na proteção, já que as malas tipo “caixa” asseguram maior integridade dos objetos durante o transporte das bagagens. Contudo, para ter essa vantagem é necessário escolher uma mala de boa fabricação e com material adequado.

Por outro lado, as malas de material semiflexível geralmente apresentam custo-benefício mais atrativo e se ajustam melhor aos itens que você precisará levar.

Rodas

As malas de rodinhas são as mais indicadas para as viagens de avião, pois facilitam a locomoção nos trajetos dentro do aeroporto, que geralmente são longos.

Hoje em dia, a maioria das bagagens conta com quatro rodas, permitindo o deslocamento delas em diferentes direções. Há ainda aquelas com oito rodas, o que dá mais mobilidade ao produto, sendo indicada para quem costuma viajar com malas pesadas.

Cores

Há uma diversidade de cores e estampas para as malas de viagem e a decisão varia de acordo com o perfil de cada um. A escolha de uma cor mais chamativa é positiva para identificar a mala na esteira do aeroporto e evitar confusões com a bagagem de outros passageiros. Já quem prefere cores mais sóbrias, mas deseja fugir do preto, pode apostar em azul-marinho, cinza ou marrom.

Divisórias

A divisão do compartimento interno também é um fator relevante na escolha da mala, pois permite uma melhor organização dos itens. Há produtos que apresentam bolsos para pequenos objetos, dois compartimentos separados — o que é positivo para organizar roupas e sapatos —, entre outras características. Sendo assim, avalie aquele que for mais adequado no seu caso.

Segurança

Os tipos de malas disponíveis no mercado apresentam dois modelos de segurança, com o cadeado separado ou embutido. Este garante maior segurança a sua bagagem, uma vez que o puxador do zíper é preso junto ao cadeado. Além disso, evita-se que ele seja esquecido em casa ou no hotel.

Como escolher a mala mais adequada?

A escolha da melhor mala depende do perfil de cada viajante. Há pessoas que gostam de ter todos os itens organizados. Nesses casos, a mala com mais divisórias será uma boa alternativa. Para quem utilizará a mala para viagens de negócio, a melhor opção talvez sejam os produtos com tons mais sóbrios. Já as malas rígidas podem ser úteis para quem gosta de trazer lembrancinhas da viagem — como alguns presentes são mais frágeis, esse tipo de mala apresenta mais utilidade.

Dessa forma, analise seu perfil e os fatores que listamos acima antes de escolher sua bagagem. Para quem viaja com frequência, uma boa sugestão é investir em kits de mala, assim você terá tamanhos adequados para cada estilo de viagem.

Qual mala levar dentro da cabine?

Além da bagagem despachada (quando a passagem incluir franquia para esse serviço), os viajantes podem levar uma mala de mão dentro da cabine e é comum haver dúvidas quanto ao tamanho dela.

O peso máximo é de 10 kg e a mala não pode ter mais que 115 cm, considerando a soma de comprimento, altura e largura. Essas especificações são importantes para que a bagagem caiba no compartimento do avião. Se esse limite for ultrapassado, a companhia aérea poderá solicitar que ela seja despachada.

O que levar na mala de mão

A mala de mão é um item imprescindível para todo viajante e quem não for despachar a bagagem precisa organizar todos os itens da viagem dentro dos limites de peso e dimensão.

Para otimizar o espaço, a dica é dar preferência aos produtos de higiene em tamanhos menores ou utilizar embalagens específicas para viagem. A escolha das roupas e sapatos também deve ser feita com atenção para garantir que você tenha uma quantidade adequada para os dias de passeio e com diferentes possibilidades de combinação.

Se você for despachar sua bagagem, a recomendação é levar na mala de mão itens que você poderá precisar dentro da aeronave, como uma blusa de frio e produtos de higiene pessoal, além de documentos e eletrônicos.

Outro ponto fundamental é verificar as regras quantos aos produtos proibidos dentro do avião: objetos pontiagudos, armas de fogos e substâncias inflamáveis não são permitidas. Além disso, não se esqueça de conferir os limites e regras para o embarque com líquidos.

Como você viu, existem diversas características que devem ser analisadas antes de escolher um produto para armazenar seus pertences. Agora que você já sabe quais são os principais tipos de mala, poderá escolher e organizar sua bagagem com mais facilidade!

Além de escolher as malas, quem vai viajar com animal de estimação também precisa de um compartimento adequado para levá-lo. Veja nosso próximo artigo e saiba quais os procedimentos para o transporte de pets!

 

Veja Também

4 Comentários

Veja as melhores dicas para viajar de avião com crianças - Blog Avianca 14 de setembro de 2018 at 14:04

[…] dica é dividir a bagagem. Organize uma mala de bordo para seus pertences e uma mochila ou bolsa com os produtos do bebê, contendo lenços umedecidos, […]

Responder
O que é melhor: viajar de carro ou de avião? Veja nosso comparativo! - Blog Avianca 17 de setembro de 2018 at 16:47

[…] sua mala de mão. Cada passageiro pode embarcar com uma mala de mão e um item pessoal. Separe os produtos que podem ser necessários durante o voo, como blusa […]

Responder
O que é melhor: viajar de carro ou de avião? Veja nosso comparativo! - 17 de setembro de 2018 at 16:51

[…] sua mala de mão. Cada passageiro pode embarcar com uma mala de mão e um item pessoal. Separe os produtos que podem ser necessários durante o voo, como blusa […]

Responder
Maria de Fátima Alves da Silva 20 de setembro de 2018 at 14:38

Muito bom ter uma acomodação para cães

Responder