Nacionais

Pontos turísticos do Brasil: 12 atrações que você precisa conhecer

15 de março de 2019 0 comentário

País de dimensões continentais, o Brasil oferece aos turistas os mais variados roteiros de viagem. Seja nos mais de 8 mil quilômetros de litoral exuberante, navegando pelos rios que cortam a Floresta Amazônica, ou aproveitando o clima cosmopolita das grandes cidades, os aventureiros encontram atrações surpreendentes em cada região.

Quer conhecer os melhores pontos turísticos do Brasil? Saiba neste artigo quais são os 12 melhores locais para visitar em terras brasileiras. Boa diversão!

1. Eixo Monumental de Brasília

Na Capital Federal da República, o imponente Eixo Monumental é a avenida principal da cidade. Nessa via estão os mais importantes prédios públicos do Brasil, como o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal, a Esplanada dos Ministérios e a Catedral Metropolitana.

Projetada em parceria por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, essa região de Brasília é repleta de monumentos e prédios belíssimos, que são muito procurados por turistas.

2. Mercado Municipal de São Paulo

Localizado no coração da maior cidade da América Latina, o Mercado Municipal de São Paulo é uma das paradas obrigatórias para todos os viajantes. Inaugurado em 1933, ocupa um imponente prédio concebido pelo arquiteto Ramos de Azevedo.

No Mercadão, o visitante encontra frutas exóticas, carnes, cereais, legumes, frutos do mar, bebidas, embutidos, massas e doces. No local também existem muitos bares e restaurantes, que servem pratos deliciosos das mais variadas cozinhas.

Um dos favoritos do público são os famosos e enormes sanduíches de mortadela. Endereço: Rua Cantareira, 306.

3. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Na praia de Iracema, em Fortaleza (CE), o Centro Dragão do Mar é um importante espaço cultural da cidade. No local são realizadas exposições de arte e de fotografias, bem como apresentações cênicas, shows musicais e performances de dança.

O centro conta com duas modernas salas de cinema, com uma grande programação de filmes clássicos e produções alternativas. Os eventos costumam ser gratuitos ou com cobrança simbólica. Endereço: Rua Dragão do Mar, 81.

4. Catedral de São Sebastião

No litoral sul da Bahia, a cidade de Ilhéus é uma das mais visitadas do Nordeste. As praias da região são os maiores atrativos. No entanto, um passeio bastante agradável é conhecer a linda Catedral de São Sebastião.

Localizada no centro histórico de Ilhéus, a igreja é uma construção em estilo neoclássico, com riqueza de detalhes em sua decoração, como vitrais incríveis e pilastras ornamentadas. Endereço: Rua Cel. Paiva, s/n.

5. Mercado Ver-o-Peso

Na histórica Belém do Pará, o Mercado Ver-o-Peso é um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Fica instalado em uma bela construção, cuja estrutura de ferro foi trazida da Europa no final do século XIX.

Esse mercado público é um local vibrante, com enorme variedade de barraquinhas, que vendem desde peixes e frutos do mar frescos até frutas e ervas amazônicas cheias de propriedades medicinais. Endereço: Avenida Boulevard Castilhos França, s/n.

6. Praia de Cabo Branco

Em João Pessoa, a ensolarada capital da Paraíba, as praias urbanas são os destinos preferidos dos turistas. Em uma área repleta de hotéis, a praia de Cabo Verde é uma das mais bem-frequentadas da cidade.

Com areia clarinha e mar de ondas suaves, essa praia é perfeita para desfrutar momentos maravilhosos com a família. Existem muitas áreas para a prática de esportes, como ciclofaixa, calçadão e quadras de futebol e vôlei de praia.

A orla está cheia de opções de alimentação, com muitos quiosques, bares e restaurante. Endereço: Avenida Cabo Branco.

7. Cristo Redentor

Um dos pontos turísticos do Brasil mais conhecidos em todo o mundo, a estátua de 38 metros de altura do Cristo Redentor fica no morro do Corcovado, no Rio de Janeiro.

A vista panorâmica dessa atração revela muitos detalhes da Cidade Maravilhosa, como a Baía de Guanabara, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Estádio do Maracanã. O acesso à atração pode ser feito por meio de um trem, que faz uma linda viagem em meio à Mata Atlântica preservada. Endereço: Rua Cosme Velho, 513.

8. Cataratas do Iguaçu

Uma das 7 Maravilhas da Natureza, as fantásticas Cataratas do Iguaçu ficam na cidade de Foz do Iguaçu (PR), na região da fronteira entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai. As formações geológicas do local revelam 19 quedas d’água surpreendentes, que chegam a 80 metros de altura.

Entre os meses de outubro e março, ocorre o período de maior vazão do rio Iguaçu, que alimenta as Cataratas. A pressão da água proporciona um dos espetáculos naturais mais magníficos do mundo, que é possível admirar desde mirantes.

9. Lago de Furnas

A pacata cidade de Capitólio, a 280 quilômetros de Belo Horizonte (MG), é banhada pelas águas do Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo. A região tem natureza exuberante, com muitos passeios ligados ao ecoturismo e aos esportes de aventura.

Navegar por entre os seus magníficos cânions, que podem chegar a 20 metros de altura, é uma das atrações mais emocionantes desse destino. A área é repleta de cachoeiras, mirantes, piscinas naturais e trilhas.

10. Piscinas naturais da Barra da Lagoa

Em Florianópolis (SC) existem mais de 100 praias, mas as piscinas naturais da Barra da Lagoa são uma atração pouco conhecida dos visitantes.

Fica entre a Prainha da Barra e a Ponta da Galheta, onde as rochas formam piscinas de águas claras e mansas, ideais para nadar e curtir o dia. O acesso é feito por uma trilha leve, superada em 15 minutos de caminhada.

11. Ópera de Arame

Curitiba (PR) é uma das capitais mais modernas do Brasil, e a Ópera de Arame é um ótimo exemplo do que o visitante encontra nessa cidade.

Construída com estrutura tubular e coberta por material plástico transparente, essa linda casa de espetáculos recebe apresentações musicais de estilos que vão do clássico ao popular. Localizada no Parque das Pedreiras, é cercada por jardins, lagos e cascatas, formando um dos cenários mais bonitos da cidade paranaense. Endereço: R. João Gava, 970.

12. Convento da Penha

Construído no alto de um morro de 154 metros, o imponente Convento da Penha é um dos locais preferidos de quem visita Vila Velha (ES).

Suas obras tiveram início em 1558, com a chegada do Frei Pedro Palácios à região. A estrutura do convento passou por ampliações no decorrer dos séculos e hoje é um marco da cidade, de onde é possível avistar o mar e a vizinha Vitória. Endereço: Vasco Coutinho, s/n.

E aí, já escolheu os melhores pontos turísticos do Brasil para visitar? O nosso país está cheio de opções incríveis para a sua próxima viagem.

Quer receber primeiro as melhores informações sobre viagens? Curta a nossa página no Facebook e fique ligado nas novidades.

Veja Também