DestinosDicas de ViagemDurante a ViagemPreparativos

Vai viajar com a família? Veja 4 dicas de roteiro de viagem com crianças

26 de setembro de 2018 0 comentário

As viagens em família são ótimas oportunidades para passar momentos ao lado de quem se ama. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados ao montar um roteiro de viagem com crianças, a fim de que elas aproveitem melhor o período.

A definição do destino e do hotel é uma etapa essencial durante o planejamento, que deve priorizar locais interessantes, seguros e, se possível, com uma boa infraestrutura para a criançada.

Outra dica é estabelecer um roteiro tranquilo, com horário para refeições e períodos maiores dedicados aos passeios, de forma que as atividades não se tornem cansativas.

No texto de hoje, separamos algumas dicas que podem garantir o sucesso de sua viagem em família. Continue a leitura e saiba mais!

Como montar um roteiro de viagem com crianças

Ao estabelecer a programação da viagem com as crianças procure conciliar o interesse dos membros da família para que o período seja agradável a todos.

Além de definir as atrações turísticas, é importante pensar em outros fatores. Veja alguns abaixo.

Considere o tempo de deslocamento

O meio de transporte e o tempo de deslocamento são elementos relevantes em toda viagem, ainda mais com crianças, já que períodos longos podem deixá-las entediadas e irritadas.

Em trajetos de avião, geralmente há entretenimento de bordo. No entanto, uma recomendação é levar itens como jogos e livros para minimizar a espera no embarque e em outros trechos do itinerário.

Além disso, programe a chegada aos compromissos com horário definido e certa antecedência. Assim, se houver algum imprevisto no momento da saída ou durante o trajeto — uma parada para as crianças irem ao banheiro, por exemplo — você evita problemas como atrasos.

Escolha bagagens adequadas

Quem viaja com filhos pequenos carrega muitos itens, não é mesmo? E além de tudo isso, precisa ter as mãos livres para apresentar documentos e cuidar das crianças.

Uma dica significativa é escolher bem as bagagens — malas grandes e pesadas podem se tornar um incômodo durante os deslocamentos. Pensando nisso, procure montar malas práticas e com um tamanho adequado.

Para evitar o excesso de roupas e objetos, analise a temperatura do local, a duração da viagem e leve apenas a quantidade suficiente para esse período.

Outra recomendação é levar uma mochila ou bolsa pequena para armazenar os itens que a família poderá precisar durante as atividades turísticas, como água, boné, lenço de papel, protetor solar etc.

Defina os passeios

Algumas cidades contam com inúmeras atrações e pontos turísticos. Assim, para não haver discussões durante a estadia, a dica é definir o roteiro de viagem antes de embarcar.

Também é importante conversar com as crianças e explicar que haverá períodos específicos para atividades infantis, como passeios em parques e praias, e momentos voltados aos adultos, com visitas a museus, por exemplo.

Procure não incluir muitas atividades ao longo do dia, especialmente para locais mais distantes, pois no fim da tarde a criançada ficará cansada e irritada com o passeio.

Deixar alguns dias livres durante a viagem é outra excelente estratégia. Dessa forma você poderá adaptar o roteiro caso haja imprevistos que atrapalhem a programação, como dias chuvosos.

Estabeleça horários para almoço e jantar

Defina horários para as refeições e verifique as opções de estabelecimento na região. Assim, você não precisará entrar no primeiro restaurante do caminho e correr o risco de ter uma experiência negativa.

Outra dica é levar frutas, água, suco e biscoitos para que as crianças se alimentem nos intervalos das refeições ou em locais sem muita infraestrutura, como em praias mais afastadas e desertas.

Reserve um tempo para aproveitar as áreas de lazer do hotel

Se o hotel escolhido tiver boa infraestrutura, com piscina, salão de jogos e playground, inevitavelmente seus filhos vão querer aproveitar essas atrações. Portanto, ao montar um roteiro de viagem com crianças, reserve um período do dia para que elas consigam se divertir na hospedagem.

Sugestões de destinos para viagem em família

Há diversos destinos nacionais e internacionais que contam com atrações para adultos e crianças. Confira algumas ótimas opções para viagens em família.

1. Salvador

Salvador tem boa infraestrutura hoteleira e ótimas opções de resorts com atrações para toda a família, entre eles o Catussaba Resort Hotel e o Gran Hotel Stella Maris.

Além disso, a cidade guarda uma parte da história do Brasil, o que faz do destino uma excelente escolha, especialmente para as crianças em idade escolar.

A Praia do Forte, próxima à Salvador, também é uma alternativa para viagens em família, pois tem mar calmo, com água quente e cristalina, e bons hotéis, como o Iberostar.

2. Florianópolis

A capital de Santa Catarina é outro destino interessante para um roteiro de viagem com crianças. A cidade tem praias para diferentes públicos, e as crianças mais aventureiras podem se divertir nas Dunas da Joaquina, um dos cartões-postais da região.

Se a ideia for fazer uma viagem de férias, você pode aproveitar a período mais longo para visitar o parque Beto Carrero World, no município de Penha, que fica a menos de 2 horas do centro de Florianópolis.

3. Gramado

Gramado fica a cerca de 100 km de Porto Alegre e é famosa pelas atrações natalinas durante o fim do ano, mas também é uma boa opção para as férias de julho e feriados.

Entre os atrativos turísticos estão o GramadoZoo, o Museu de Cera Dreamland, o Snowland (parque com pista de patinação no gelo e neve artificial) e o parque de diversões Alpen Park, localizado em Canela, cidade vizinha.

4. Valle Nevado

Uma boa opção para uma viagem internacional em família é o Valle Nevado, que fica a aproximadamente 60 km de Santiago, capital do Chile.

De junho a setembro, a temporada de neve está aberta. Assim, é possível esquiar e se divertir nas montanhas do local, que também conta com opções de hospedagem. Além disso, você e sua família podem aproveitar a estadia para conhecer o centro histórico da capital chilena e outras atrações da região.

Essas foram nossas dicas para montar um roteiro de viagem com crianças. Escolha o destino do passeio e aproveite os dias com a família!

Gostou do texto? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude seus amigos que precisam planejar uma viagem com crianças!

Veja Também