Durante a Viagem

Afinal, qual a importância do serviço de bordo para viagens áreas?

12 de novembro de 2018 0 comentário

Quem viaja de avião certamente alguma vez já ficou imaginando como seria a vida de um comissário de bordo. A profissão, que é sinônimo de elegância e eficiência, desperta a curiosidade das pessoas e gera muitos questionamentos.

E não é para menos. Afinal, os profissionais precisam lidar com a ausência de rotina, se adaptar ao deslocamento constante e ainda reservar um tempinho para se manterem muito bem-vestidos e com um belo sorriso no rosto.

Mas nem só de glamour vivem esses profissionais. Muita gente não sabe, mas além de servirem as refeições, os comissários também têm a responsabilidade de zelar pela segurança e integridade dos passageiros.

Quer saber mais sobre o papel dos comissários e a importância do serviço de bordo? Continue a leitura!

Origem do serviço de bordo

Você sabia que uma enfermeira foi responsável por criar a profissão de comissário de bordo?

Em 1930, nos Estados Unidos, após ser reprovada em um teste de pilotagem, Ellen Church propôs aos responsáveis pela empresa que contratassem enfermeiras para embarcar nos voos a fim de acalmar os passageiros mais inseguros e prestar primeiros socorros, se necessário.

A Boeing Air Transit apostou na ideia e Ellen Church se tornou a primeira comissária do mundo. A profissão se tornou popular e novas funções passaram a ser atribuídas a esse cargo.

Importância do serviço de bordo

Como dito, são muitas as responsabilidades e atribuições dos comissários. Por esse motivo, é importante contar com uma empresa com profissionais qualificados e experientes.

Confira a seguir algumas das principais funções do serviço de bordo.

Procedimentos de segurança

Para que todos possam voar em total segurança, muito antes da decolagem, a equipe de bordo checa todos os detalhes com a aeronave ainda vazia. São conferidos itens de resgate, alimentação, luzes internas, portas, compartimentos de bagagem, entre outros.

Também faz parte do trabalho dos comissários fazer o controle do embarque, checar as documentações dos passageiros e auxiliar na acomodação das bagagens de mão. Tudo isso para garantir a segurança de todos os envolvidos com a viagem.

Antes da decolagem, também é feita a conhecida demostração dos procedimentos de emergência. E os profissionais alertam para que todos os passageiros prestem bastante atenção às instruções, ainda que sejam viajantes experientes.

Bem-estar

Em um único voo, há o embarque de clientes com diferentes perfis e necessidades. Alguns exemplos são pessoas com mobilidade reduzida, pais e mães com bebês pequenos, idosos, crianças desacompanhadas, gestantes e passageiros de primeira viagem.

Para que todos se sintam seguros e confiantes, a tripulação deve ser totalmente treinada e apta a lidar com qualquer ocorrência. Somente dessa maneira cada passageiro pode ser atendido dentro das suas necessidades e ter o seu bem-estar garantido.

Alimentação

Se você pensa que a única responsabilidade da equipe de serviço de bordo com a alimentação é servir os passageiros, está enganado. São esses profissionais os encarregados de controlar as datas de validade das refeições, bem como a temperatura de armazenamento e consumo. E a atenção é redobrada, já que uma intoxicação alimentar pode colocar em risco a saúde e a segurança de todos a bordo.

Também para evitar esse tipo de ocorrência, pilotos, copilotos e demais integrantes da tripulação não ingerem as mesmas opções de pratos durantes as refeições. Essa é a forma de garantir que, caso alguém se sinta mal após se alimentar, a segurança do voo não seja colocada em risco.

Administração de conflitos

Em algumas situações, é preciso que a equipe de bordo tenha equilíbrio emocional e frieza para solucionar certos conflitos. É o que ocorre, por exemplo, quando há desentendimento entre os passageiros por causa de lugares, desrespeito com algum cliente ou tripulante ou mesmo brigas de casais.

Mas a atuação dos responsáveis pelo serviço de bordo também se faz necessária quando acontecem casos mais extremos, como assédios, passageiros que se recusam a obedecer instruções de segurança e até agressões.

Em situações como essas, a equipe pode contar com a assistência da polícia e solicitar a retirada de algum passageiro antes do embarque.

Emergências

Não é muito raro acontecerem ocorrências emergenciais nas aeronaves. Afinal, alguns passageiros podem se sentir ansiosos, em caso de turbulências, por exemplo, outros podem enfrentar náuseas e até mesmo uma gestante pode entrar em trabalho de parto.

Por esse motivo, a equipe de bordo é treinada para prestar os primeiros socorros e atuar em caso de qualquer outra eventualidade que venha a ocorrer. Além disso, todas as aeronaves são equipadas com kits de medicamentos e aparelhagem para situações mais graves. Dessa forma, é possível controlar as emergências até que a aeronave chegue em solo.

Serviço de bordo da Avianca

O serviço de bordo da Avianca é totalmente gratuito e faz parte da excelente experiência de voo oferecida pela companhia.

Além de os profissionais serem altamente capacitados para agir em situações de emergência, na segurança e nas outras ocorrências mencionadas, também são encarregados de coordenarem com excelência as refeições.

As opções de alimentação variam de acordo com a duração do voo, o destino e o modelo da aeronave. Nos voos domésticos, são servidos como cortesia lanches quentes e frios e também salgados. Em algumas rotas, ainda há opções de frutas ou sobremesa.

Além disso, há uma ampla opção de refeições especiais nos voos internacionais. Algumas das refeições disponíveis são: vegetariana, para bebês, Hindu, Kosher, com baixo teor de sódio, de frutos do mar e para pessoas diabéticas ou intolerantes ao glúten.

Até mesmo em voos com duração mais curta, como os das rotas Ilhéus-Salvador e Brasília-Goiânia, é servido um bombom ou bolinho.

Como você viu, o serviço de bordo vai muito além da assistência básica aos passageiros. Os profissionais são capacitados para atuar em casos de emergência e conflitos, bem como sempre estão disponíveis para ajudar os clientes com o que for preciso.

Gostou de saber mais sobre a importância do serviço de bordo e os diferenciais que a Avianca oferece? Então, entre em contato conosco e comece a programar a sua viagem com a companhia que tem o melhor serviço de bordo do Brasil. Até a próxima!

Veja Também