Destinos

Descubra o Sudeste com a Avianca

12 de dezembro de 2018 2 Comentários

A vontade de viajar é grande, mas a agenda está apertada e não é possível realizar uma viagem para o exterior? Então, descubra o Sudeste!

A região, composta pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, conta com uma grande diversidade gastronômica, cultural e turística. É uma excelente opção para viagens em feriados ou nas férias. Há passeio em praias, montanhas, cidades históricas, entre outros.

Quer saber mais? Então, continue a leitura e descubra o Sudeste e seus atrativos!

Minas Gerais

Entre as opções de destinos do estado, um ótimo local para visitar é Belo Horizonte. A capital oferece atrativos culturais e históricos, a exemplo do Museu de Minas e Metais, passeios ao ar livre, como a Lagoa da Pampulha e o Mirante Mangabeira, além de outros diferenciais.

Um ponto alto de BH são os botecos e restaurantes. O Mercado Municipal é uma alternativa para o almoço, ou para provar o famoso pão de queijo mineiro. Já no jantar, vale conhecer o Dona Lucinha, de culinária mineira, o Glouton, de cozinha contemporânea, e o Taste-vin, eleito o melhor restaurante de 2018 pelo Encontro Gastrô — que seleciona os estabelecimentos de destaque da cidade.

Se a ideia for aproveitar o período de folga e conhecer mais sobre a história do Brasil, Tiradentes, Mariana, Congonhas ou Ouro Preto (a cerca de 100 km do aeroporto de BH) são bons locais para incluir no roteiro.

Já se o objetivo for descansar e ficar em contato com a natureza, a sugestão é conhecer Lavras Novas. Localizada a 120 km de Belo Horizonte, ela tem pousadas com boa infraestrutura, cachoeiras, trilhas, passeios de quadriciclo, entre outras atividades.

Espírito Santo

O Espírito Santo é mais um dos estados do Sudeste com ótimas atrações para uma viagem de férias ou feriado.

Em Vitória você encontra praias, infraestrutura de turismo e restaurantes para apreciar a rica gastronomia capixaba produzida na panela de barro. Além disso, ela guarda edificações antigas em seu centro histórico.

Colada à capital capixaba, Vila Velha é outro atrativo da região. No município, os turistas podem aproveitar as praias badaladas, como da Costa, Itapoã e Itaparica, além de conhecer o Convento da Penha e o Farol de Santa Luzia.

Seguindo pelo litoral, Guarapari (a cerca de 60 km de Vitória) é outro bom destino para descobrir o Sudeste em uma viagem. A região tem belas praias e é bastante movimentada, especialmente no verão. Entre os destaques estão a Praia dos Padres, que tem mar verde e mata nativa, e as praias Vermelha, Bacutia e Castanheiras.

A cidade de Domingos Martins é mais um dos atrativos do estado. Ela fica a aproximadamente 50 km da capital. Um dos principais pontos turísticos é o Parque Estadual da Pedra Azul, com trilhas, mirantes e piscinas naturais. Outra atividade é o passeio turístico pela Rota do Lagarto, que corta a região da Pedra Azul e conta com restaurantes, cafés e lojas.

Rio de Janeiro

Não dá pra falar do estado do Rio de Janeiro sem citar a capital carioca, não é mesmo? A cidade tem pontos turísticos conhecidos mundialmente, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana. Mas, além desses atrativos, ela ainda tem excelentes opções de lazer, diversão e gastronomia.

Para passeios culturais, vale incluir no roteiro a visita ao Museu de Arte Moderna, no Parque do Flamengo, ao Museu do Amanhã, na região central, e ao Instituto Moreira Salles, na Gávea.

Outro destino interessante no estado, a cerca de 150 km do Rio de Janeiro, é a Região dos Lagos, que abriga cidades como Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio. Ótimos locais para curtir praias e lindas paisagens.

Se a ideia for fugir das praias, uma boa alternativa é a região serrana, com clima ameno e vegetação abundante. Por lá encontra-se Petrópolis, conhecida como Cidade Imperial por ter sido destino de férias de Dom Pedro II. O local abriga construções históricas como o Palácio de Cristal, o Museu Imperial e a Catedral de São Pedro.

São Paulo

Um dos destaques do estado é, sem dúvida, a capital. O município é conhecido por seus espaços culturais e pela diversidade de bares, cafés, restaurantes e lojas. Entre os locais que valem a visita, estão a Avenida Paulista (especialmente no domingo, quando fica aberta para os pedestres), o Museu da Imagem e do Som, o MASP e os bairros da Liberdade e da Vila Madalena.

Para quem viaja com crianças, algumas alternativas de passeio são o Museu do Futebol, o Parque do Ibirapuera e o Museu da Imaginação.

São Paulo tem uma gastronomia bastante variada, com cozinha mexicana, japonesa, italiana, árabe, etc. No entanto, engana-se quem pensa que não há pratos típicos. Além do famoso sanduíche de mortadela do Mercado Municipal, um dos itens característicos da cidade é o virado à paulista — prato com arroz, farinha, couve, banana refogada, ovo frito, linguiça e outros ingredientes.

Para aproveitar a diversidade gastronômica em estabelecimentos renomados, algumas sugestões são: Arturito, da chef Paola Carosella, Bar da Dona Onça, no edifício Copan, e o Famiglia Mancini, de culinária italiana.

Quem gosta de praia também encontra bons locais no estado, a exemplo de Ilhabela, Ubatuba e Guarujá, que apresentam lindas paisagens e boa infraestrutura de hospedagem e restaurantes.

Entre os atrativos do interior do estado está a cidade de Socorro, localizada a cerca de 100 km da capital paulista. É recomendada para quem busca contato com a natureza e turismo de aventura, como trilhas, cachoeiras, cavalgada, rafting e tirolesa. Outra dica é Campos de Jordão, famoso destino de inverno na Serra da Mantiqueira, que encanta os turistas ao longo de todo o ano.

Essas foram nossas dicas para essa linda região do Brasil. Além dos atrativos citados no texto, a região ainda conta com inúmeras cidades e atividades de turismo e lazer. Sendo assim, não perca tempo: descubra o Sudeste e aproveite o melhor de cada estado!

Sabia que a Avianca tem rotas para os principais destinos do Sudeste? Entre em contato conosco e veja mais!

Veja Também

2 Comentários

Rosi 24 de março de 2019 at 12:21

Quero ir pra o Rio de Janeiro
Quero o menor preço para o mês de maio

Responder
Carlos Antônio F. de Melo 25 de março de 2019 at 08:19

Preços de viagens aereas

Responder