Dicas de Viagem

Turismo de aventura: 6 destinos para se aventurar no Brasil

22 de março de 2019 1 Comentário

Hoje em dia, muitas pessoas buscam o turismo de aventura, e o Brasil é um destino perfeito para esse estilo de viagem!

Diversas regiões do país contam com uma extensa área verde, rios, montanhas, cachoeiras, entre outros atrativos. Esses elementos são cenários excelentes para contemplar a natureza e sentir a adrenalina ao realizar esportes como rapel, rafting, tirolesa, entre outras atividades.

Deseja fazer uma viagem nesse estilo e quer conhecer mais sobre o turismo de aventura? Então, continue lendo e veja as dicas que separamos sobre o assunto!

O que é o turismo de aventura

O turismo de aventura é caracterizado por viagens que envolvam esportes e adrenalina. A prática é adotada em diversas regiões do mundo e o Brasil tem grande destaque devido à natureza exuberante e a diversidade de paisagens.

O interesse por esse segmento é tão grande que existem até feiras de negócios sobre isso. A Adventure Sports Fair, que acontece em São Paulo, une esportes de aventura e turismo. É a maior feira do setor na América Latina.

No quesito lugares para conhecer e se aventurar, os brasileiros saem na frente, já que o país é repleto de cenários perfeitos para isso. Um levantamento realizado pelo portal US News coloca o Brasil no topo do ranking quando o assunto é turismo de aventura.

O título foi conquistado pelas belas paisagens, clima favorável e a oferta de atividades. Hoje em dia, muitas empresas organizam passeios desse estilo em inúmeros destinos.

Dicas para fazer turismo de aventura

O turismo de aventura pode envolver esportes mais ou menos radicais. Entretanto, independentemente da quantidade de adrenalina, é fundamental atentar à segurança para evitar qualquer imprevisto durante o passeio.

Muitas regiões contam com agências de turismo que organizam as atividades e seguem normas e procedimentos para garantir a segurança e o bem-estar dos participantes. É importante obedecer às recomendações dos guias e dos profissionais especializados.

Outras dicas são:

  • verifique a qualidade e a integridade dos equipamentos de segurança;
  • respeite as normas de segurança e restrições de altura, idade, peso etc.;
  • utilize sapatos adequados para as atividades;
  • leve protetor solar, repelente e boné;
  • hidrate-se e alimente-se ao longo do passeio;
  • não saia de trilhas demarcadas;
  • conheça e respeite os seus limites.

Destinos perfeitos para se aventurar

Agora que você sabe um pouco mais sobre o turismo de aventura, chegou a hora de conhecer destinos perfeitos para isso. Veja algumas sugestões na lista abaixo!

1. Brotas

Localizado no estado de São Paulo, Brotas é um bom destino para quem deseja realizar turismo de aventura. A região tem nascentes e lagos que se tornam propícios para atividades aquáticas.

Entre os atrativos estão passeios de rafting, canoagem e boia cross, que consiste em descidas pelo leito de rio com boias individuais. Além disso, Brotas também oferece atividades terrestres como trekking e cavalgada.

Os passeios podem ser feitos por pessoas de diversas idades e com diferentes graus de conhecimento, já que há estruturas para iniciantes, intermediários e assim por diante. Contudo, é fundamental seguir as indicações da empresa de turismo para garantir a segurança da atividade.

2. Pirenópolis

O município fica a cerca de 150 km de Brasília e é rodeado por morros, matas e rios. Essas condições geográficas fazem com que ele receba a visita de inúmeros turistas em busca de esportes e maior contato com a natureza.

Por lá é possível fazer trilhas com extensões variadas, rapel, tirolesa, arvorismo, ciclismo, entre outras atividades. Há, inclusive, atrações para crianças. Alguns dos passeios devem ser contratados com as operadoras de turismo da região.

3. Boituva

Esse é outro local interessante no interior paulista para sentir a adrenalina e a emoção proporcionada pelos esportes de aventura.

Boituva fica a cerca de 120 km da capital paulista e é o destino perfeito para esportes na altura. Muitos turistas chegam à cidade para realizar salto de paraquedas. Ela é referência na prática e conta com o Centro Nacional de Paraquedismo, que oferece cursos e saltos duplos. Outro atrativo é o passeio de balão.

4. Bonito

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um dos destinos mais famosos quando se fala em natureza e turismo de aventura. Por isso ele não poderia ficar de fora dessa lista!

A região tem rios e lagos com água cristalina, grutas, matas, entre outros atrativos para quem deseja realizar esportes com emoção. São cerca de 40 tipos de atividades que podem ser mais ou menos radicais.

Algumas das atrações são: passeio de bote pelo Rio Formoso, passando por corredeiras e cachoeiras; abismo Anhumas, caverna com entrada por rapel; mergulho e trilhas.

5. Florianópolis

Quando se fala em Florianópolis, imaginamos logo as lindas praias, não é? Entretanto, a região também oferece boas opções para turismo de aventura. Além das trilhas pela ilha que levam a praias e cachoeiras, há passeios mais radicais no município vizinho.

Santo Amaro da Matriz, a 35 km do centro de Floripa, é um bom local para praticar rafting. A região é cortada pelo Rio Cubatão e tem trechos de corredeiras favoráveis para a realização do esporte. Na cidade ainda é possível fazer parapente com saída no Morro do Queimado.

6. Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina, localizada no estado da Bahia, é outro bom destino para praticar esportes de aventura. A região é caracterizada pela extensa área verde, com vales e morros, nascentes de rios e grande biodiversidade.

Por lá você encontrará atividades para todos os gostos, tais como passeios de bike, motos e quadriciclos, canoagem, trekking, tirolesa, voos livres, entre outras atrações.

A Chapada tem um território extenso que inclui mais de um município. Antes de visitá-la, informe-se sobre a região para verificar as melhores maneiras de acesso de acordo com as atividades que você deseja realizar. Além disso, é necessário contratar alguns passeios em agências e contar com um guia especializado.

Fazer turismo de aventura é uma forma diferente de conhecer um destino. A viagem proporciona experiências únicas e maior contato com a natureza — sem dúvida, esses são excelentes motivos para se aventurar pelo Brasil.

Quer fazer uma viagem nesse estilo, mas está sem companhia para o passeio? Que tal aproveitar para ir sozinho? Confira o nosso próximo post e veja como essa experiência pode ser enriquecedora!

Veja Também

1 Comentário

ERIEL SINVAL CARDOSO 25 de março de 2019 at 03:08

Muito Bom! Por favor, outros destinos no Brasil para o Turismo de Aventura.

Responder