Dicas de ViagemPreparativos

Veja nossas incríveis 7 dicas de como fazer as malas

26 de março de 2019 0 comentário

Quem planeja uma viagem precisa pensar em todos os detalhes para ter uma boa experiência. São muitas as providências a serem tomadas, como a compra da passagem e as reservas de hotel. E quando finalmente se aproxima o dia da partida, surge a grande dúvida: como organizar a bagagem?

Para solucionar esse problema, que tal contar com as nossas dicas de como fazer as malas? Seguindo na leitura deste post, você aprenderá 7 orientações práticas para carregar os seus pertences com facilidade. Confira e anote!

1. Planeje antes de selecionar os itens

Para começar, você deve saber qual é o tipo de viagem que vai fazer. Por exemplo, identifique se o destino será um local para passeios leves ou radicais. Com uma boa organização do itinerário e das programações, será mais fácil identificar os tipos e as quantidades de peças de roupas que deverá levar.

Procure conhecer também o clima da cidade escolhida. Todas essas questões vão influenciar na seleção dos itens que entrarão na sua mala, portanto, vale a pena dedicar um tempo para o planejamento.

A nossa dica é fazer uma checklist com os diferentes tópicos. Dentro de cada quesito, escreva os produtos de que for precisar. Veja esta sugestão de categorias:

  • produtos de banho, cabelo e corpo;
  • itens de cuidados diários;
  • maquiagens;
  • roupas;
  • calçados;
  • acessórios.

Com tudo esquematizado, chegará o momento de colocar o planejamento em prática. A orientação é não pôr tudo direto na mala. Antes, separe seus itens de acordo com os tópicos descritos na checklist e os disponha sobre um local em que seja possível visualizá-los, como a sua cama. Dessa forma, você terá noção de que não repetiu alguma coisa ou separou algo desnecessário.

2. Prefira tecidos que não amassem e de cores neutras

Você deve priorizar a praticidade para arrumar suas malas. Afinal, estará longe do seu lar e terá que montar os looks sem contar com todas as facilidades do seu armário. Além disso, o hábito de passar as peças ficará um pouco mais limitado.

Uma forma de lidar com essas situações é levar roupas feitas de tecidos que não amassam. A boa notícia é que existem materiais que deixarão você na moda, sem dar trabalho ao longo da viagem.

Outro jeito de facilitar sua vida e de sua família é escolher roupas de cores neutras. Deixe aquela camisa ou calça com estampa chamativa no armário. Com essa atitude, além de garantir mais espaço na mala, você terá à sua disposição peças fáceis de combinar.

3. Otimize o espaço da mala

Faça rolinhos com as roupas

O ideal é guiar-se pelas linhas das costuras ao dobrar as roupas, para não amassar os tecidos. Um truque bem útil é fazer rolinhos com as peças. Assim, você consegue otimizar o espaço e tem uma melhor visualização daquilo que está carregando. No entanto, evite enrolar os tecidos mais pesados, como paletós e casacos, porque ficarão muito volumosos, interferindo a otimização do espaço.

Coloque organizadores na mala

Organizadores são ótimas opções para manter a bagagem arrumada e facilitar a separação dos diferentes tipos de peças. Com esse suporte, camisas e blusas ficam em um compartimento, roupas íntimas em outro e assim por diante — saias, vestidos, calças e trajes de banho devem ser separados seguindo a mesma lógica.

Aproveite os espaços entre peças e sapatos

Os sapatos são ótimos lugares para guardar peças leves e que podem amassar, como pijamas, calcinhas e cuecas. Outra dica valiosa é colocar pares de meias dentro dos sutiãs com bojo. Além de praticidade, a lingerie não perderá o formato. Em relação aos cintos, o truque é deixá-los abertos, na lateral da mala.

4. Organize cabos eletrônicos em estojos

Chegou a hora de falarmos sobre os fios e os carregadores de dispositivos como celulares, fones, câmeras e notebooks. A dica boa para organizá-los, sem que se enrolem aos demais itens da bagagem, é utilizar estojos. Antes de armazená-los, faça uma pequena lista, assim como aquela das roupas, para não deixar nada de fora.

5. Utilize uma mala de mão

Estamos falando de uma grande aliada para o transporte de pertences pessoais. Invista no objeto para organizar itens como documentos, celular, óculos e cosméticos sólidos. Para viagens longas, carregue também itens de higiene, remédios essenciais e uma muda de roupa.

Evite colocar produtos líquidos ou em gel na bolsa de mão. Veja uma lista de artigos proibidos pelas companhias aéreas:

  • objetos pontiagudos e cortantes, como seringas, facas, agulhas e alicates;
  • fósforos e isqueiros;
  • álcool e líquidos não adquiridos em lojas duty free;
  • depiladores com lâmina;
  • spray de cabelo e desodorantes em aerossol.

6. Use sacos a vácuo

Esses tipos de embalagens facilitam a vida de qualquer viajante. Economizam espaços na mala e ainda permitem colocar a roupa grande que você tanto quer levar. Peças como casacos, por exemplo, ficam bem menos volumosas quando acomodadas em sacos a vácuo. No retorno da viagem, você pode utilizá-los para separar as roupas sujas.

Usar esse tipo de produto é bem simples: apoie o saco aberto em um local de fácil manuseio, como uma mesa. Separe as roupas que queira colocar e dobre as peças para melhorar a distribuição dos itens, sem ultrapassar a marcação limite.

Feche o saco e aperte-o até que todo o ar saia. Em alguns modelos, você também pode usar uma bombinha ou o aspirador de pó. Assim, seus pertences estarão embalados e prontos para serem guardados na mala.

7. Leve apenas os produtos de higiene necessários

Os itens de higiene são indispensáveis em qualquer viagem. Não conte apenas com as amostras de hotel: o ideal é levar seus produtos de rotina, a fim de evitar imprevistos. A dica para acomodar as coisas sem aumentar o peso e o volume da mala é carregar quantidades pequenas, apenas o suficiente para os dias de passeio.

Aqueles kits de frascos que podem ser encontrados em perfumarias e farmácias são ótimos aliados na hora dessa arrumação. Para agilizar sua tarefa, deixe uma nécessaire com o kit sempre à mão.

Como você viu neste artigo, as dicas de como fazer as malas facilitam a vida de todo viajante. Seja para uma aventura sozinho ou em família, a regra é nunca deixar a organização de lado. Depois de tudo ajeitado, você só terá o “trabalho” de curtir e aproveitar o melhor que uma viagem pode oferecer.

Agora que você já sabe as boas práticas para montar uma bagagem sem estresse, siga a gente nas redes sociais e aprenda ainda mais. Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube!

Veja Também