Preparativos

Viagem para Foz do Iguaçu: saiba o que fazer na cidade

26 de março de 2019 0 comentário

As pessoas que amam viajar precisam explorar cada canto do nosso Brasil. Devido às suas dimensões continentais, o país oferece uma variedade incrível de destinos turísticos.

Seja curtindo as belas praias do Nordeste, passando pela Floresta Amazônica e indo até os pampas gaúchos, os viajantes encontram excelentes atrações, serviços de qualidade e muitas opções de passeios em contato com a natureza.

Que tal então conhecer um novo destino? Já pensou em fazer uma viagem para Foz do Iguaçu, no estado do Paraná? Neste artigo, vamos contar quais são os melhores passeios para fazer na região da tríplice fronteira. Divirta-se!

1. Cataratas do Iguaçu

Integrantes da lista de 7 Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu proporcionam um espetáculo magnífico ao visitante. Localizados na fronteira entre o Brasil e a Argentina, os 19 saltos que formam a atração chegam a 80 metros de altura.

Na língua tupi-guarani, a palavra Iguaçu significa “água grande”. Por causa da grande vazão do rio Iguaçu, as quedas geram uma enorme força e oferecem cenas de tirar o fôlego.

Entre os meses de outubro e março, ocorre o período das cheias, quando a quantidade de água correndo pelo rio chega a 8.500 m³ por segundo. Esse valor é até 4 vezes maior que a vazão média das Cataratas.

As quedas estão dentro do Parque Nacional do Iguaçu, onde os aventureiros também podem desbravar as trilhas em meio à mata, fazer passeios radicais a bordo de barcos e até sobrevoar a região de helicóptero.

Existem guias especializados que levam os visitantes para explorar o parque usando antigos caminhos indígenas, como a Trilha do Poço Preto. São cerca de 9 quilômetros de fauna e flora intocadas, que podem ser percorridos a pé, de bicicleta ou em carros elétricos.

Se a ideia for apenas relaxar e observar as grandiosas Cataratas do Iguaçu, é possível chegar bem pertinho delas. No local, há passarelas que deixam o visitante a poucos metros das quedas d’água. O parque conta com uma boa estrutura para turistas, oferecendo restaurante, lanchonete, banheiros e estacionamento.

2. Marco das 3 Fronteiras

Ponto exato que separa o Brasil, a Argentina e o Paraguai, o Marco das 3 Fronteiras é um dos destinos turísticos mais famosos de Foz do Iguaçu. Nessa atração, existe um obelisco de mais de 100 anos, que representa a amizade entre os povos das nações vizinhas.

O complexo abriga também uma réplica de uma missão jesuíta, cujos religiosos tiveram importante papel na colonização e no desenvolvimento da região a partir do século XVI. A atração conta com museu, restaurante e belos cenários às margens dos rios Paraná e Iguaçu.

O Marco das 3 Fronteiras é conhecido por ter um dos mais belos pores de sol do Brasil. Vale a pena fazer a visita no fim da tarde e apreciar essa maravilha da natureza.

3. Parque das Aves

Próxima das Cataratas do Iguaçu, essa reserva natural é uma excelente oportunidade de apreciar aves nativas, espécies exóticas e uma grande área de Mata Atlântica restaurada.

Caminhe entre tucanos, flamingos e corujas, que vivem em habitats similares às condições encontradas na natureza selvagem. A atração também conta com ambientes para cobras e jacarés e um lindo borboletário.

A área mais procurada pelos visitantes é o encontro com as araras, quando é possível até tirar fotografias com esses lindos animais. O Parque das Aves dispõe de dois restaurantes, loja, área de lazer, estacionamento e sanitários.

4. Templo Budista Chen Tien

Quem busca por um passeio zen deve colocar essa atração no roteiro. O Templo Budista Chen Tien é uma área de muita paz e tranquilidade, onde os turistas passeiam por belos jardins e construções em harmonia com a natureza.

Os espaços do templo são ornamentados com mais de 120 estátuas inspiradas na filosofia budista, cada qual com um significado. O local tem um Buda de 7 metros de altura, que compõe um cenário de muita contemplação e relaxamento.

Um pouco distante do centro, o templo oferece uma magnífica vista da cidade de Foz do Iguaçu e da região. A entrada é gratuita, com funcionamento de terça a domingo, das 9h30 às 16h30.

5. Itaipu Binacional

Uma das maiores geradoras de energia elétrica do mundo, essa usina é uma construção colossal, que encanta aos turistas que visitam as suas instalações.

É possível conhecer a hidrelétrica nos mínimos detalhes, incluindo turbinas que produzem eletricidade, a enorme barragem e o lago de mais de 1,3 quilômetro de extensão.

A atração promove diversos outros tipos de passeios além das visitas panorâmicas, como:

  • cruzeiro a bordo de um catamarã durante o pôr do sol;

  • aventura na reserva de Itaipu, o Refúgio Biológico Bela Vista;

  • observação do espaço no polo astronômico do complexo;

  • passeio no ecomuseu que conta a história da usina.

Uma das atividades mais impressionantes ocorre nas noites de sextas e sábados, quando um enorme aparato de refletores ilumina todos os 8 quilômetros de extensão da barragem. O espetáculo de luzes é embalado em sincronia por uma trilha sonora especial, deixando o passeio ainda mais encantador.

Quem pretende visitar as principais atrações de Foz do Iguaçu pode economizar durante a viagem. Comprando um pacote, o turista tem direito a conhecer o Parque Nacional do Iguaçu, o Marco das 3 Fronteiras e a Itaipu Binacional.

6. Países vizinhos

Muitas pessoas que estão na cidade aproveitam a estadia para também conhecer os países da região de fronteira. Desde Foz, o viajante pode seguir para a paraguaia Ciudad del Este, que é conhecida pelo comércio de produtos de diversas categorias com preços muito mais em conta.

Já do lado argentino, os turistas podem visitar por um dia a cidade Puerto Iguazú. Essa área também é repleta de lojas com produtos livres de impostos.

Vale lembrar que o limite de compras para os brasileiros é de até 500 dólares por pessoa. Caso o volume seja maior que esse teto, as autoridades alfandegárias podem cobrar altas taxas e, em casos mais graves, até apreender a mercadoria.

E aí, gostou de descobrir essas opções incríveis de passeios na região da tríplice fronteira? Uma viagem para Foz do Iguaçu é repleta de momentos especiais, com muito contato com a natureza e paisagens que ficam guardadas para sempre na memória.

Quer ficar sabendo das novidades antes de todo mundo? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe as informações sobre os melhores destinos de turismo no Brasil.

Veja Também