Dicas de Viagem

Viagem tranquila: 8 dicas para embarcar sem estresse

14 de dezembro de 2018 0 comentário

Quando se pensa em uma viagem tranquila, a primeira preocupação é quanto ao período dentro da aeronave. Entretanto, é importante lembrar que o passeio tem início algumas horas antes disso.

O tempo no aeroporto, por exemplo, pode ser um pouco longo e deve ser planejado com atenção. Esse intervalo se faz necessário para a realização dos procedimentos de segurança de embarque e desembarque de todos os passageiros.

A boa notícia é que, ao seguir algumas recomendações, é possível garantir momentos mais agradáveis em todas as etapas da viagem, especialmente em época de alta temporada, quando a movimentação é ainda maior.

Quer saber como ter uma viagem tranquila nas próximas férias? Continue a leitura e veja nossas 8 dicas!

1. Procure chegar cedo ao aeroporto

Programar a chegada cedo ao aeroporto é uma das etapas essenciais para ter uma viagem tranquila e evitar perder o voo.

No caso dos nacionais, a recomendação é chegar com pelo menos uma hora de antecedência. Já em viagens internacionais, esse período é de no mínimo duas horas. Contudo, ainda é preciso considerar o trânsito até o local, o tempo para estacionar, entre outras situações.

Dessa forma, você terá mais tranquilidade para fazer o check-in, despachar malas e se dirigir ao portão de embarque. Para agilizar esse processo, o check-in pode ser feito de forma online, pelos canais virtuais da companhia aérea.

2. Viaje com uma roupa confortável

É recomendado viajar com roupas confortáveis em viagens longas de avião. Essa atitude também é positiva para o tempo de espera no terminal. O sapato é outro item importante nessa situação. Considere que pode haver filas e longos trajetos dentro do aeroporto, por isso, opte por um tênis ou sapato confortável.

3. Confira se a bagagem tem dimensões adequadas

É fundamental conhecer as regras de dimensão e peso das bagagens, tanto as que serão despachadas quanto as de mão, antes de preparar as malas. Não se esqueça de conferir os itens proibidos para embarque.

Essa atitude é positiva para deixar a viagem tranquila, pois evita tarifas extras e problemas no momento de despachar ou embarcar com as malas, caso elas estejam acima do peso ou fora dos padrões, por exemplo.

A bagagem de mão em voos domésticos e para a América Latina ou EUA deve pesar no máximo 10kg. Já a franquia para despachar é de 23kg. Se o seu voo for internacional, fique atento às regras para embarque com líquidos. O limite permitido é de 100ml por frasco. Ele deve ser acomodado em uma embalagem plástica transparente e bem vedada.

4. Alimente-se

A espera para o embarque pode ser demorada, e ficar com fome causa irritação e mau humor. Portanto, faça uma refeição adequada antes de sair de casa, providencie alguns petiscos ou vá a um dos restaurantes do aeroporto enquanto aguarda o voo. Cuidado para não exagerar no prato ou nas bebidas alcoólicas, isso pode causar um mal-estar no trajeto.

Se for viajar com crianças pequenas, procure manter a rotina de alimentação para que elas não fiquem irritadas no aeroporto. Nesse caso, a dica é levar mamadeiras prontas, biscoitos, frutas ou outro alimento que elas estão acostumadas a comer.

5. Separe itens de entretenimento para uma viagem tranquila

Mais uma dica para ter uma viagem agradável é separar itens de entretenimento. Eles são positivos tanto para o período dentro da aeronave quanto no aeroporto. Por isso, confira a bateria do celular antes de sair de casa e separe livros, revistas, jogos e outras ferramentas para se distrair enquanto aguarda o início do embarque.

Essa estratégia poderá ter melhor impacto em casos de viagem em família. As crianças costumam ficar impacientes durante os momentos de espera. Por isso, ter brinquedos, jogos e outros eletrônicos pode ajudar a entretê-los.

6. Faça uma boa mala de mão

A mala de mão é importante para armazenar objetos frágeis ou de valor, artigos de higiene, mudas de roupas, entre outros itens úteis durante toda a viagem. Por isso, prepare-a com atenção para não esquecer nada. Tente manter tudo organizado, pois isso facilitará a inspeção de segurança.

Outra recomendação para ter uma viagem tranquila é separar a documentação para o embarque em um local seguro e com fácil acesso. Procure colocar passaportes, passagens e documentos de identidade em uma pasta ou compartimento de sua bolsa.

7. Antecipe os procedimentos de segurança

A etapa de inspeção de segurança pode gerar um certo incômodo devido às filas. Esse procedimento é essencial para a integridade dos passageiros e deve ser feito com atenção, por isso, pode ser um pouco demorado.

Contudo, é possível tomar algumas atitudes para agilizar esse processo. Ao passar pelo detector de metal, por exemplo, não se esqueça de tirar acessórios que podem disparar o alarme, como cinto, relógios e chaves.

Ao colocar sua mala na esteira do raio-x, retire o notebook e outros eletrônicos e coloque-os na bandeja, assim como a embalagem com líquidos em caso de voos internacionais.

8. Fique atento às informações de embarque

Fez o check-in, despachou as malas e passou pelo portão de embarque? Então, esse será o momento de aguardar a liberação do voo!

Durante a espera, você pode passear pelas lojas, usar o Wi-Fi para conferir e-mails e redes sociais, analisar o roteiro da viagem etc. Entretanto, não se esqueça de ficar de olho no painel de informação e nos avisos sonoros que indicam o portão e o início do embarque.

Além disso, preste atenção nas informações da equipe da companhia aérea — as filas do embarque podem variar de acordo com a numeração do assento, além de haver prioridade para idosos, pessoas com crianças de colo e passageiros da classe executiva. Confira se você está na fila certa.

Essas foram nossas dicas para deixar o período no aeroporto mais agradável e garantir uma viagem tranquila em todas as etapas. Elas são simples e fáceis de cumprir, concorda? Ao seguir essas recomendações, você começará as férias da melhor forma possível.

Já conhecia essas dicas? Deixe seu comentário no post e conte para nós como você garante um início de viagem tranquilo!

Veja Também