Relatos

Você sabia que viajar nos torna mais criativos? 5 motivos para viajar mais!

20 de março de 2019 0 comentário

Você sabe que as viagens agregam diversos benefícios para a vida, certo? Mas já parou para pensar que viajar nos torna mais criativos? A atividade possibilita troca de conhecimento com outras pessoas, descoberta de novas realidades e culturas, vivências de situações inusitadas, entre outros pontos.

Além disso, o fato de sair da rotina em um novo destino proporciona bem-estar e reduz o estresse — o que contribui com a sua qualidade de vida e também interfere na criatividade.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira o post que preparamos!

Por que viajar nos torna mais criativos

As viagens proporcionam diversos benefícios. Isso é válido para passeios curtos e viagens de feriado, mas também para aquelas em períodos mais prolongados, como nas férias. Veja alguns dos benefícios:

  • bem-estar;
  • diminuição do estresse;
  • conhecimento de novas culturas;
  • relacionamento com pessoas diversas;
  • comunicação;
  • melhoria do humor;
  • confiança;
  • solução de problemas;
  • organização.

Esses são alguns dos benefícios de conhecer um lugar novo. Além disso, pesquisas demonstram que tal fato pode ampliar a capacidade cerebral e contribuir com a criatividade.

Estudos de Adam Galinsky, psicólogo e professor da Columbia Business School, indicam que as experiências de uma viagem impulsionam a saúde cognitiva e ampliam a habilidade de inovar.

A criatividade é uma habilidade significativa no dia a dia, tanto para a vida profissional quanto pessoal. Muitas pessoas acreditam que esse é um talento natural, mas ele pode ser aprimorado com práticas que estimulam o cérebro, como as viagens.

O ato de viajar não incentiva a criatividade apenas dos adultos, mas também a das crianças. Ao ter contato com novas experiências, elas têm a chance de aumentar o potencial criativo e podem se tornar adultos mais inovadores e confiantes. Então, outro bom motivo para organizar passeios em família, não é mesmo?

5 fatores que indicam que viajar aumenta a criatividade

Planejar e realizar um passeio tira a pessoa da sua zona de conforto e estimula o cérebro. Quer saber por que viajar nos torna mais criativos? Veja abaixo alguns bons motivos!

1. Amplia o conhecimento

Conhecer culturas e costumes é positivo para ampliar a sua visão do mundo. A partir dessas experiências, você terá inspirações e ideias para aplicar no seu dia a dia. Além disso, muitos destinos contam com museus, exposições e apresentações musicais, entre outras atividades que permitem adquirir novas informações.

Os aprendizados de uma viagem ficam na memória das pessoas e podem ser úteis em diversas situações. Quem trabalha no meio artístico, por exemplo, encontra inspiração em exposições de artes, esculturas pela cidade, trabalhos de artesãos, paisagens, entre outras situações.

Já as crianças em fase escolar podem conhecer de perto aquilo que estão estudando no colégio. Em um passeio em meio à natureza, por exemplo, elas poderão observar a vegetação da região e apreciar pássaros e outros animais silvestres. Visitar cidades históricas, como Ouro Preto e Paraty, também permite aprender mais sobre o passado do país.

2. Traz a sensação de bem-estar

O cansaço atrapalha o desempenho em qualquer atividade. Sendo assim, ao viajar você poderá sair um pouco da rotina, aliviar o estresse e viver dias de puro descanso e lazer. Todos essas situações contribuem para a saúde, a criatividade e a produtividade, por isso é tão importante tirar férias.

E é essencial lembrar que a criatividade não está relacionada apenas a tarefas e profissões específicas como artistas, escritores etc. Sendo assim, ela será útil para diversas atividades.

3. Agrega inovação

Ao viajar, exercitamos mais os nossos sentidos, já que é comum observamos a estrutura da cidade, a arquitetura e os estabelecimentos, apreciarmos a culinária local, sentirmos aromas dos pratos e alimentos típicos e ouvirmos o sotaque e as músicas da região. Todo esse processo é positivo para encontrar inspirações e desenvolver a criatividade.

O estudo de Adam Galinsky, por exemplo, mostrou que as empresas de moda cujos executivos viajavam constantemente conseguiram agregar mais inovação aos seus produtos e ao negócio em si.

4. Estimula o cérebro

Durante uma viagem, geralmente vivemos situações inusitadas e que nos forçam a exercitar o cérebro. Isso acontece, por exemplo, quando você precisa utilizar o transporte de uma cidade que não conhece ou tem a missão de conciliar todas as atrações no roteiro.

Os desafios e as experiências ao visitar um novo destino se transformam em um diferencial para a solução de problemas, e podem contribuir em diversos aspectos da vida. Eles permitem encontrar maneiras diferentes de realizar uma atividade, ter mais flexibilidade, entre outras vantagens.

5. Cria novas memórias

Alguns dias em um destino diferente podem ser significativos para a sua saúde mental e física. Além disso, a estratégia cria novas memórias e histórias para contar.

Um café da manhã em família, uma visita a museus, um passeio ao ar livre, uma tarde na praia, ver o pôr do sol em um mirante… Essas e outras atividades são positivas para fortalecer o convívio familiar e criar boas memórias para os adultos e as crianças.

Além disso, durante uma viagem é comum que o roteiro inclua passeios ao ar livre que, muitas vezes, interferem no sinal do celular. Essas situações fazem com que os integrantes do grupo apreciem mais a paisagem e a companhia um do outro.

Hoje em dia, as pessoas gastam horas no smartphone e nas redes sociais, já as crianças ficam vidradas em vídeos na internet e games. Sendo assim, ao realizar uma viagem vocês terão a oportunidade de se afastar um pouco da tecnologia, organizar brincadeiras ao ar livre e passar um tempo de qualidade em família.

Agora você entende por que viajar nos torna mais criativos? A experiência é enriquecedora e permite conhecer novas pessoas, cultura e costumes, além de apreciar belas paisagens.

Se você quer aumentar a sua habilidade de criar e inovar, procure vivenciar a experiência de forma profunda: conheça a comunidade local, observe o cotidiano dos moradores e a arquitetura, aprecie a gastronomia, entre outras atividades.

Gostou de entender mais sobre a relação entre viagem e criatividade? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou tem alguma sugestão? Escreva nos comentários!

Veja Também