Destinos

Viajar sozinho no Brasil: 9 destinos para entrar em contato com a natureza

21 de dezembro de 2018 1 Comentário

Entrar em contato com a natureza é uma excelente estratégia para fugir um pouco da rotina, renovar as energias e se conectar consigo. E o melhor: há inúmeros locais para fazer isso, inclusive se você deseja viajar sozinho no Brasil.

As opções são diversas, afinal, o país conta com uma grande biodiversidade e é possível visitar locais próximos ou outros mais distantes.

Quer dicas de destinos para viajar sozinho no Brasil e ficar em contato com a natureza em sua próxima folga? Acompanhe o post e confira a lista que preparamos!

1. Pirenópolis

Localizada a 150 km de Brasília, a cidade tem uma infraestrutura eficiente para receber os turistas e conta com diversos atrativos, incluindo passeios em meio à natureza.

Em 1989, ela foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) devido à importância de seu conjunto arquitetônico, paisagístico e histórico.

Entre os atrativos naturais, estão as trilhas e cachoeiras Sonrisal e Garganta do Inferno no Parque Estadual dos Pireneus, a Cachoeira Bonsucesso, a Cachoeira das Araras e o Pico dos Pireneus, com 1.385 metros de altura.

2. Serra do Cipó

Localizada a cerca de 100 km de Belo Horizonte, a região abriga o Parque Nacional da Serra do Cipó e é uma boa sugestão de destino para quem deseja ficar em contato com a natureza.

Por lá você poderá apreciar uma rica biodiversidade, fazer trilhas, ir em cachoeiras e visitar grutas e cavernas com pinturas rupestres. Além disso, o local oferece atividades de aventura, como canoagem, rafting e rapel.

A cidade tem opções diversificadas de hospedagem com campings, hostels, pousadas e hotéis. Para quem pretende viajar sozinho no Brasil, a estadia em hostel ou albergue é uma boa alternativa, pois esses estabelecimentos incentivam a interação entre os hóspedes.

3. Cambará do Sul

A parte sul do país também conta com opções para os amantes da natureza. Uma delas é Cambará do Sul. O pequeno município, a cerca de 180 km de Porto Alegre, guarda inúmeros tesouros como cânions, cachoeiras, rios e florestas de araucárias.

O destino é ótimo para quem deseja contemplar a natureza e praticar turismo ecológico. Ele está em meio a locais como o Parque Nacional de Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral. É possível visitar o Cânion Itaimbezinho e o Cânion Fortaleza, além de fazer passeio de bote e andar a cavalo, entre outras atividades.

4. São Francisco Xavier

São Francisco Xavier é uma boa alternativa para viajar sozinho, se você quiser algo próximo a São Paulo. O município, localizado nas montanhas da Serra da Mantiqueira, fica a cerca de 150 km da capital paulista e apresenta diversas atrações naturais.

Entre as sugestões de passeio, estão: as cachoeiras Pedro Davi, do Pouso Rochedo e do Roncador, o Mirante da Pedra do Porquinho e o Pico do Selado. Com mais de 2 mil metros de altitude, ele oferece uma linda vista do Vale do Paraíba e do Sul de Minas.

5. Formosa

Formosa, a 80 km de Brasília, é mais um bom destino para curtir a natureza na região centro-oeste.

A cidade é conhecida como “Berço das Águas” devido à presença de inúmeras cachoeiras, nascentes e rios que correm para as bacias do Amazonas, São Francisco e Paraná.

Alguns dos atrativos são o Salto do Itiquira, uma cascata de 168 metros de altura, o Buraco das Araras, a Gruta das Andorinhas e a Lagoa Feia — que, ao contrário do nome, apresenta uma bela paisagem e 6 km de extensão.

6. Bonito

Quando se fala em turismo ecológico, um dos principais destinos é Bonito, no Mato Grosso do Sul. A melhor forma de chegar até lá é desembarcar no aeroporto de Campo Grande, a 300 km de distância.

Entre os pontos turísticos, estão o Aquário Natural, a Gruta do Lago Azul e o Parque das Cachoeiras. Além disso, é possível realizar atividades de mergulho, cavalgadas e trilhas.

Esta é uma boa opção para famílias ou grupos, mas também para quem pretende viajar sozinho no Brasil. Como muitos passeios são feitos com agências, o turista terá a oportunidade de conhecer novas pessoas.

7. Foz do Iguaçu

A cidade abriga uma das sete maravilhas da natureza e não poderia ficar de fora desta lista, não é mesmo? E o grande atrativo da região são as Cataratas do Iguaçu, tanto do lado brasileiro quanto do argentino.

O Parque Nacional do Iguaçu recebe inúmeros visitantes, que chegam ao local para apreciar a magnitude das quedas d’água. Além disso, há ainda trilhas para observação de espécies nativas da fauna e flora e passeios de barco.

8. Chapada dos Veadeiros

Quem busca contato com a natureza também pode visitar a Chapada dos Veadeiros, localizada no estado de Goiás. Ela encanta os turistas devido às belas paisagens formadas por paredões rochosos, cachoeiras e uma extensa área verde.

A Chapada abrange vários municípios, mas os principais destinos dos turistas são Alto Paraíso de Goiás (a 230 km de Brasília e a 400 km de Goiânia) e a vizinha São Jorge, onde está a entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

O parque é uma reserva ambiental de mais de 65 mil hectares que guarda diversas espécies animais, cachoeiras e trilhas com tamanhos variados, nascentes e cursos d’água.

9. Ilha Grande

Ilha Grande é um bom destino de praia para viajar sozinho no Brasil e passar alguns dias perto da natureza.

A região é repleta de belezas naturais, a exemplo das águas cristalinas das praias e das paisagens formadas pela Mata Atlântica. Para chegar até lá, é necessário pegar embarcações em Mangaratiba, a aproximadamente 100 km do Rio de Janeiro, ou em Angra dos Reis.

Entre as atrações turísticas estão as praias Lopes Mendes e Caxadaço, a Cachoeira da Feiticeira, a Lagoa Verde e a Lagoa Azul, além dos passeios de barco e trilhas.

Acima, listamos bons locais para viajar sozinho no Brasil. Veja qual deles é mais adequado ao seu perfil, orçamento e ao tempo que você terá disponível, e aproveite para começar a organizar o próximo passeio!

E então, já conhecia todos esses destinos? Tem outras dicas de locais para entrar em contato com a natureza? Deixe o seu comentário!

Veja Também

1 Comentário

Rafael 22 de janeiro de 2019 at 14:41

Adorei as dicas.

Responder